Encontro de assessores de imprensa debate a inserção digital
01/11/2016 19:45 | Da Redação: Larissa Leão Fotos: Marco Antonio Cardelino





Foi realizado na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 31/10, o 3º Encontro de Assessores de Imprensa (Enassi). O tema deste seminário foi a Imersão Digital, como os profissionais podem administrar redes sociais e produzir conteúdo digital.
O encontro destacou a importância de estabelecer um nicho e, a partir disso, desenvolver e entender melhor seu cliente para criar estratégias para captá-lo. Para isso, é necessário pesquisar e se informar para produzir produto de qualidade para seu cliente.
Segundo Luciana Duarte, jornalista e idealizadora do Congresso Nacional dos Jornalistas (Conajor), antigamente, a profissão de assessor destinava-se apenas a divulgar, porém, agora, com os avanços tecnológicos e a internet em alta, o profissional deve se especializar. "Agora, o assessor deve aprender as técnicas, as ferramentas, os canais e adquirir cada vez mais conhecimento", disse a palestrante.
Para levar o conhecimento ao público, a Conajor vai realizar por meio de palestras gratuitas, do dia 7 a 12 de novembro, temas relacionados à desmitificação do marketing digital, a fim de esclarecer como o profissional pode utilizar a seu favor as ferramentas que estão disponíveis. Para participar, é só se inscrever pelo site da Conajor (http://www.conajor.com.br/). Além das palestras com especialistas do ramo digital, publicitários, consultores e empreendedores, os inscritos poderão adquirir o material de apoio desenvolvido pela equipe em formato PDF.
A questão do público alvo também foi destaque da palestra da Ana Tex e Alexandra Moraes, ambas especialistas em marketing digital. Segundo elas, quando se segmenta o público, a chance de aplicar estratégias direcionadas a ele é maior para obter sucesso e vender seu produto.
Para Ana Tex, o profissional de agora é híbrido e precisa se adaptar às mudanças que estão ocorrendo com o avanço da internet. Cada vez mais, essa ferramenta abre um mar de oportunidades e transmídias, que exigem dos jornalistas e assessores maior compreensão e atualização. "O markting é um processo contínuo. Nunca vai acabar", ressaltou.
Como exemplo para a criação de produto digital, a palestrante Alexandra apresentou a atividade desenvolvida no FashionInsta, um local para ensinar a vender moda feminina. O treinamento do marketing digital é dividido em oito módulos, para que as pessoas entendam passo a passo as dicas para vender e atingir seu público específico por meio do instagram.
A necessidade do Copywriting, segundo Ana, é fundamental. Copywriting são textos e narrativas persuasivos, com gatilhos mentais, para redes sociais, anúncios e vídeos. É uma estratégia utilizada para prender a atenção do indivíduo. Segundo ela, os blogueiros utilizam essa ferramenta e criam uma relação de intimidade com os inscritos. Com isso, os atacadistas investem nos jovens blogueiros como forma de divulgação e crescimento das vendas.
Ao final do encontro, Lu Pimental, idealizadora do projeto Enassi, acrescentou que em 2017 todos estão convidados a participar de um futuro encontro que está sendo programado para acontecer fora do Brasil.
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