PEC 241 é criticada em audiência pública
11/11/2016 18:47 | Da Redação Beatriz Correia - Fotos: Maurício Garcia de Souza








A Assembleia Legislativa sediou a audiência pública "Não à PEC 55, antiga 241", no dia 10/11. O evento foi solicitado pela deputada Beth Sahão (PT) e contou com a presença de estudantes, professores, especialistas em educação e representantes de órgãos ligados à educação.
O objetivo da audiência foi esclarecer os motivos de posicionamento contrário à PEC 241 (que chega ao Senado Federal como PEC 55). Foram expostos números, históricos e projeções para as consequências negativas de uma futura aprovação desta proposta de emenda constitucional pelos senadores.
A PEC 55, que congela o teto dos gastos público por 20 anos, desagrada a deputada Beth Sahão: "As áreas mais afetadas por essa PEC serão a assistência social, a saúde e a educação". A deputada concluiu que a medida não é de todo absurda, mas é mal estruturada. "Propor teto de gastos não é ruim, e até necessário, mas por 2, 3 ou 4 anos e não por 20".
O ex-ministro da educação Renato Janine reforçou a ideia de Beth Sahão. Para ele, a solução é uma reforma tributária: "Temos dinheiro sobrando em alguns lugares. Tem impostos sendo cobrados de forma errada, como o Imposto de Renda para Pessoa Física, o IPVA e o IPTU".
Janine explicou que deveria ser retirado dinheiro de quem tem mais, defendendo que os impostos sejam cobrados de forma progressiva. O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Sicsú, também defendeu a reforma tributária como a solução para o problema orçamentário brasileiro.
Sicsú ponderou que a PEC 55 não tem nenhuma relação com o argumento apresentado para defendê-la. Explicou também que existem dois tipos de despesas de governo: as primárias (gastos com educação, saúde, cultura e necessidades da população no geral) e a dívida pública. Segundo o professor, o Brasil teve um superávit nas despesas primárias, ou seja, recebeu mais do que investiu e, portanto, o problema orçamentário foi causado pela dívida pública.
Como solução para o problema econômico no Brasil, Sicsú afirma: "É preciso colocar dinheiro na mão de pobre, porque pobre gasta tudo e isso faz a economia girar. Rico pega o dinheiro e compra ação, o que estagna o movimento econômico", afirmou. O professor finalizou dizendo que a PEC representa uma redução de recursos, porque em 20 anos a população aumentará.
Também discursaram Daniel Cara, membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE), Gervásio Foganholi, presidente do SindSaúde-SP, os deputados Zico Prado (PT), Leci Brandão (PCdoB), Luís Fernando (PT) e Alencar Santana (PT), Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, Ana Júlia, integrante do movimento estudantil de Curitiba, Emerson Santos e Caio Guilherme Santos, representantes dos movimentos estudantis Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo) e Upes (União Paulista dos Estudantes Secundaristas).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações