Parlamento paulista e OAB/SP promovem a 1ª Cãominhada
18/11/2016 18:05 | Da Redação

Animais abandonados em ruas e praças infelizmente são comuns nas paisagens urbanas. Pela ausência de um tutor responsável e fragilidade das políticas públicas de proteção, encontram-se à própria sorte - sendo que um número expressivo é também vítima de maus tratos.
Dessa forma, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, atentar as autoridades e entreter os tutores e seus animais (bem como as famílias e grupos interessados em música, gastronomia e atividades "zenpet"), a Assembleia Legislativa e a OAB/SP, por meio do Departamento de Cultura e Eventos e da Comissão de Proteção e Defesa Animal e de suas assessorias de comunicação, promoverão a 1ª Cãominhada OAB/SP e Alesp: ZenPet. O evento ocorrerá no estacionamento da Alesp, no dia 20/11, das 9 às 18 horas.
As inscrições poderão ser feitas pelo site www.caominhadasp.com.br e darão direito a participação nas atividades gratuitas e nos sorteios (que serão realizados no período da tarde). Os tutores deverão trazer coleira, identificação e água para seu bichinho, que deverá estar devidamente vacinado e tratado contra endo e ectoparasitas (vermes, pulgas e carrapatos).
Animal não é brinquedo
A presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/SP, Maíra Pereira Vélez, informa o tema deste ano da Cãominhada, em sua primeira parceria com a Alesp: "Animal não é brinquedo". Ela destaca "o abandono contumaz e com índices alarmantes, muitas vezes oriundo da falta de planejamento da família ou tutor".
O vice-presidente da comissão, Wilson Ricardo Ligiera, ressalta a necessidade da realização de campanhas que divulguem a importância da posse responsável e das denúncias às autoridades das condutas que caracterizam o crime de maus-tratos.
Além disso, parece ser desconsiderado que os animais nessa situação errante e irresponsável tornam-se uma situação de risco à saúde pública. A existência de cães e gatos abandonados, além da questão humanitária envolvida no desamparo de seres sencientes, é problemática porque aumenta a possibilidade de transmissão de zoonoses (como raiva, leptospirose e leishmaniose) e de os animais tornarem-se agressivos, por comportamento de autopreservação.
Assim, a conscientização da população, a esterilização dos animais, o envolvimento direto do poder público e o incentivo e a promoção de adoção responsável apresentam-se como medidas imprescindíveis para resolver o problema - não raramente negligenciadas pelas autoridades.
O evento trará ainda, em parceria com a Vegnice Eventos Veganos e Ações Solidárias, as seguintes novidades: aula coletiva de yoga, apresentação de dança e música indiana e feira de adoção virtual - além de momentos de relaxamento com seu animal de estimação aplicando o conceito ZenPet.
Adoção
Aqueles que desejarem iniciar o processo de adoção deverão assinar termo de compromisso e apresentar documentação como RG e comprovante de residência. A adoção se concretizará após a visita do protetor responsável ao domicílio do candidato, para entrevista e conversa de esclarecimento sobre posse responsável. Como a OAB e a Alesp não têm abrigos, a condição do animal será responsabilidade do protetor e da ONG.
Serão realizadas no evento atividades de lazer para cães, seus tutores e pessoas conscientes da necessidade de proteger os animais. Haverá ainda uma feira gastronômica vegana e "food trucks", com máquinas de café gourmet e guloseimas diversas - sem produtos de origem animal. Também haverá sorteios de artigos pets e humanos, shows musicais e distribuição de brindes.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações