Audiência pública discute gratuidade no transporte para pessoas com DST/HIV/Aids
01/12/2016 18:39 | Da Redação - Fotos: Roberto Navarro







A Assembleia Legislativa recebeu na manhã de 29/11, Maristela Hespanhol, coordenadora do Sistema de Informações ao Cidadão da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Aristides Gonçalves da Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa DST/Aids no Estado de São Paulo, que junto com movimentos e organizações não-governamentais (ONGs) participaram da audiência pública sobre o direito à gratuidade no transporte público para pessoas que vivem com HIV/Aids.
O evento foi uma iniciativa da Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/HIV/Aids, que busca contribuir para o avanço das políticas públicas que visem prevenção, assistência, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV/Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). Na sua terceira edição, a frente é coordenada pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB).
Além da parlamentar e dos representantes do Executivo, compuseram a mesa dos trabalhos os ativistas Paulo Jacomini, representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RNP+), e Rodrigo Souza Pinheiro, presidente do Fórum de Ong/Aids do Estado de São Paulo.
Investimento
O tema da isenção tarifária nos meios de transporte coletivo, no âmbito metropolitano e intermunicipal, está na pauta da frente desde 2008 e vários projetos de lei que buscam regular a questão ainda tramitam no Parlamento paulista, embora se compreenda que a competência da matéria é do Executivo. A mais antiga proposição data de 2004 e foi apresentada pelo ex-deputado Fausto Figueira.
Segundo Rodrigo Souza Pinheiro, presidente do Fórum de Ong/Aids do Estado de São Paulo, a isenção de tarifas de transporte público para portadores de HIV/Aids é uma das mais importantes reivindicações da frente, e é preciso que hajam respostas, compreendendo que não se trata de gasto, mas de investimento em saúde. "É função do governo deixar a população mais saudável", lembrou.
Decisão conjunta
No encontro, Maria Lúcia Amary apelou para as pastas estaduais da Saúde, Transportes Metropolitanos e Desenvolvimento Social que se juntem para decidirem sobre a questão. Segundo a parlamentar, o governador pode não estar bem informado sobre o problema e é preciso levar a ele as informações e sensibilizá-lo.
Nesse sentido, a deputada insistiu que, ao contrário do que alegou Maristela Hespanhol, é possível ter uma estimativa de custos e possíveis beneficiários, com base nos dados do Programa de HIV/Aids.
A parlamentar reiterou a necessidade de participação dos municípios que, segundo ela, têm de cumprir o seu papel, se o Estado não tiver como arcar com os custos da isenção da tarifa de ônibus e metrô.
Por fim, Maria Lúcia considerou que é preciso estimular as campanhas educativas que atuem na prevenção das DST/HIV/Aids.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações