Comissão de Segurança Pública recebe representante da Ouvidoria
14/12/2016 21:39 | Da Redação: Mateus Lima Fotos: Bruna Sampaio








Julio César Fernandes, antes de explanar aos parlamentares sobre sua atuação à frente da Ouvidoria da Polícia, fez questão de homenagear o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu na manhã desta quarta-feira, 14/12. Fernandes lembrou que o religioso atuou juntamente com o governador Mário Covas na criação do órgão.
Em sua exposição, Fernandes falou sobre a atuação das polícias no Estado, destacando que sua função na Ouvidoria é "exercer o controle da polícia em nome da sociedade". Segundo ele, o órgão recebeu aproximadamente 190 mil denúncias durante sua gestão.
O deputado Coronel Camilo (PSD) questionou a atuação do ouvidor em seus posicionamentos à mídia. Camilo enfatizou que a polícia não é contra órgão, mas que Fernandes deve ter "responsabilidade de primeiro conhecer para depois argumentar", citando alguns casos nos quais, segundo o deputado, houve precipitação na fala do ouvidor. Para o deputado Coronel Telhada (PSDB), a competência do ouvidor não é emitir manifestações pessoais nem falar "coisas sem prova". O servidor rebateu, com ênfase, que não errou em nada e que tem convicção nos seus argumentos.
Camilo apresentou, em junho deste ano, um pedido de exoneração de Fernandes, pois segundo a Lei 826/97, o ouvidor precisa se restringir apenas a suas atribuições. A principal delas é receber comunicações de terceiros e, por fim, passar os casos para apuração das autoridades.
Deputados da bancada do PT elogiaram o trabalho do ouvidor na defesa dos direitos humanos. A deputada Beth Sahão (PT) expressou que a Ouvidoria aprimora as relações da polícia com a comunidade.
Condepe
Um dos temas debatidos durante a oitiva foi a função do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), órgão responsável pela nomeação do ouvidor do Estado de São Paulo. Camilo disse que a designação deve ser feita de forma democrática, ao invés de somente uma entidade ficar com a competência de eleger o servidor.
Fernandes rebateu afirmando que há, no Condepe, conselheiros e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Assembleia Legislativa, do governo e de outras entidades para garantir a democratização das indicações e decisões da entidade.
Ainda sobre o Condepe, deputados falaram sobre o membro acusado de ligação com organização criminosa, preso em novembro deste ano pela Operação Ethos, do Ministério Público estadual. O ouvidor afirmou ser um caso atípico e que será aberta uma comissão para investigar os motivos da conduta do ex-servidor.
A Comissão de Segurança, presidida pelo deputado Delegado Olim (PP), também aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 132/2016, de autoria do deputado Gil Lancaster (DEM), que propõe a utilização de vagões de metrô e trens para exposição ininterrupta de fotos de pessoas desaparecidas no Estado. Essas pessoas devem estar cadastradas no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD) em consonância com a Delegacia de Investigação sobre Pessoas Desaparecidas no Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações