Aplicativo para coleta seletiva inteligente

Parlamento Jovem 2016 - Partido da Agricultura
19/12/2016 16:59 | Da Redação: Foto Marco Cardelino

Compartilhar:

Parlamento Jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197986.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A parlamentar jovem Amanda Freitas, da EE Isaias Luiz Matiazzo, de Caieiras, apresentou, pelo Partido da Agricultura e do Meio Ambiente, o Projeto de Lei nº 1, que dispõe sobre um aplicativo para celular cujo objetivo é incentivar a coleta seletiva.

De acordo com o projeto, haverá um ponto para o depósito de material a cada 500 metros. Cada posto terá uma identificação de QR Code, de forma que será necessário que o usuário utilize o aplicativo para ler o código do posto. O usuário que praticar a coleta seletiva por meio do aplicativo receberá uma pontuação, que variará de acordo com o valor e a importância para a reciclagem de cada material descartado, que pode ser trocada por serviços de benfeitoria nos bairros.

A parlamentar justifica o projeto observando que o ato de reutilizar valoriza o meio ambiente, uma vez que reduz a exploração de recursos minerais, diminuindo os impactos causados com a mineração. Apesar disso, ainda não é comum na sociedade separar os resíduos.

Nessa perspectiva, o projeto visa incentivar a separação de materiais, viabilizando o processo de reciclagem e promovendo a melhoria da infraestrutura nos bairros. Na atual sociedade tecnológica, destaca a parlamentar, é cada vez mais comum o uso do "smartphone", e o aparelho celular facilita a vida de diversas maneiras.

alesp