Projetos para conter avanço do Aedes aegypti


10/01/2017 18:20 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198507.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde no fim do ano passado, 855 cidades brasileiras estão em situação de alerta ou de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Por isso, todas as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das três doenças, são importantes.

Em sintonia com as demandas da sociedade, Marcos Damasio (PR) apresentou no decorrer do ano passado projetos de lei com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, dos surtos das doenças transmitidas por ele.

Em dezembro, por exemplo, o PL 120/2016, que proíbe o uso de pneus em estacionamentos ao ar livre, foi aprovado pela Assembleia Legislativa e, agora, aguarda sanção do governador para entrar em vigor.

"O verão é o período de maior incidência do mosquito, mas tenho proposto medidas preventivas, ou seja, ações que devem ser desenvolvidas durante todo o ano para evitar epidemias, como a de 2015 e 2016".

Além do PL 120/2016, que obriga os estacionamentos a substituir os pneus " usados para evitar pequenas colisões " por placas de EVA ou qualquer outro tipo de material que não acumule água, o republicano tem outro projeto tramitando na Casa, o de número 250/2016 que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao mosquito Aedes aegypti.

O projeto já foi aprovado em duas comissões e segue para avaliação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, antes de ser votado pelo Plenário.

"O tema não pode cair no esquecimento nunca, ainda mais depois do assustador número de casos nos últimos anos. A prevenção é nossa maior aliada. A campanha permanente vai garantir que o combate seja contínuo", concluiu o parlamentar.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp