Projeto Verão sem Aids é tema de seminário na Assembleia Legislativa
20/02/2017 18:56 | Da Redação Fotos: Claudinei Bitman


A 22ª edição do Projeto Verão sem Aids ganhou novo formato com a audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira, 20/2, na Assembleia Legislativa, cujo foi foco foi a Recomendação 200 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Panfletagens e palestras abordando o HIV-Aids, a necessidade de prevenção e a diminuição do número de casos de contaminação entre os trabalhadores marcaram a primeira edição, realizada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), no litoral paulista, há mais de duas décadas. A iniciativa desta edição de 2017 foi do deputado Ramalho da Construção (PSDB).
A recomendação da OIT considera o impacto que o HIV e a Aids têm sobre a sociedade e as economias, sobre o mundo do trabalho e os trabalhadores, assim como sobre suas famílias, e tem como princípio que o HIV e a Aids devem ser reconhecidos e tratados como tema pertinente ao local de trabalho. Devem, assim, ser debatidos com inteira participação das organizações de empregadores e de trabalhadores, sem discriminação e estigmatização de trabalhadores, em particular dos que buscam emprego ou a ele se candidatam. No Brasil, a Portaria 1.927/2014, do Ministério do Trabalho, estabelece orientações para cumprimento à Recomendação 200.
De acordo com João Scaboli " que idealizou a ação e é coordenador do departamento de saúde do trabalhador da Fequimfar e adjunto da secretaria de saúde e segurança do trabalho da Força Sindical ", o objetivo neste ano é que o Brasil adote a Recomendação 200, aprovada na Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra em junho de 2010.
Dentro do tema dificuldades enfrentadas por trabalhadores, Ramalho comentou a última Reforma Previdenciária, promovida pelo governo federal, que, segundo o deputado, vai prejudicar muito os trabalhadores brasileiros.
No mesmo sentido, o presidente do Conselho Nacional de Saúde e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, classificou como um momento de escuridão, quando se tenta romper com o direito à saúde, à previdência e à assistência social, conforme disposto na Constituição de 1988, no capítulo da seguridade social.
Dados
O ativista e coordenador de diretos humanos da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Moysés Toniolo, apresentou dados que mostram que, dos 36,7 milhões de infectados pelo vírus em todo o mundo, a maioria se encontra em idade laboral, isto é, entre 15 e 45 anos. Daí a importância do debate sobre o impacto da epidemia sobre o trabalho.
Entre os vários sindicalistas presentes à audiência, participaram da mesa dos trabalhos o secretário de direitos humanos da Nova Central, Wilson Pereira; o vice-presidente estadual da Força Sindical, Marcos Antônio da Silva Bernúcio; a diretora de saúde da União Geral do Trabalhadores (UGT), Cleonice Caetano Souza; o presidente do Fórum de ONGs Aids, Rodrigo Pinheiro; o presidente do Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial, Francisco Carlos Quintino da Silva; o coordenador técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), Eduardo Bonfim; o presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTT de São Paulo, Fernando Quaresma; e o diretor da Fequimfar, Jurandir Pedro de Souza.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações