Presidente do INSS entrega ao Legislativo paulista proposta de Reforma da Previdência
22/02/2017 18:38 | Da Redação - Foto: José A. Teixeira


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, recebeu nesta quarta-feira, 22/2, Leonardo de Melo Gadelha, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e José Carlos Oliveira, superintendente da Regional-Sudeste 1 do INSS. O objetivo da visita foi apresentar ao Legislativo paulista o texto com a proposta da Reforma da Previdência, corporificada na PEC 287/2016, em tramitação no Congresso Nacional.
Capez informou que já entrou em contato com o deputado federal Carlos Marum (PMDB/MS), que preside a comissão especial na Câmara do Deputados que irá discutir a reforma previdenciária, proposta pelo governo de Michel Temer, para solicitar a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, com o propósito de esclarecer argumentos da reforma e no que ela consiste. Segundo Capez, a reforma é dolorosa, porém necessária. "Em São Paulo concentra-se o maior número de trabalhadores e servidores que vão se beneficiar das aposentadorias. É importante explicar para essas pessoas o que vai acontecer com as aposentadorias delas se não for feita a reforma."
Principais mudanças
As principais mudanças propostas pelo governo federal consistem na fixação da idade mínima de 65 anos para a obtenção da aposentadoria por homens e mulheres. Já o tempo mínimo de contribuição passará a ser de 25 anos. A proposta também iguala a idade mínima para as aposentadorias especiais, que beneficiam o trabalhador rural, pescadores artesanais e indígenas, que passarão a ter as mesmas regras de idade que os trabalhadores urbanos. Professores também passarão a ser regidos pelas mesmas regras. Já os militares não serão afetados pela reforma.
Embora a reforma não pretenda criar um regime único de previdência, já que continuarão a existir o Regime Geral de Previdência Social-INSS e os regimes próprios dos servidores públicos da União, dos Estados e municípios, haverá a unificação de regras de acesso aos benefícios previdenciários para todos.
Quanto ao valor da aposentadoria, este corresponderá a 51% da média dos salários de contribuição, acrescidos de 1% para cada ano de contribuição considerado na concessão da aposentadoria, até o limite de 100%. O que equivale a 49 anos de contribuição para receber a aposentadoria integral. O trabalhador que atingir 65 anos e registrar 25 anos de contribuição terá aposentadoria de 76% do seu salário de contribuição.
A proposta estabelece regras de transição para os atuais segurados do Regime Geral da Previdência Social. Homens que hoje tenham 50 anos de idade ou mais e mulheres com 45 anos ou mais terão que cumprir período adicional de contribuição, o chamado pedágio, equivalente a 50% do tempo faltante para atingir o período exigido de contribuição pelas regras atuais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações