Proteção ao meio ambiente é tema da Campanha da Fraternidade 2017
17/03/2017 19:35 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José A. Teixeira






Por iniciativa do deputado Padre Afonso Lobato (PV), foi realizada nesta quinta-feira, 16/3, solenidade para comemorar o lançamento da Campanha da Fraternidade edição 2017, que tem como tema biomas brasileiros e defesa da vida. Duplamente qualificado para a missão, por ser padre e por pertencer ao Partido Verde, Afonso Lobato presidiu a mesa que orientou os trabalhos e que foi composta pelo cardeal de São Paulo, Odilo Scherer, pelo bispo de Mogi das Cruzes, Pedro Luiz Stringhini, pelo secretário estadual da campanha, Antonio Evangelista, e pelo mestre de cerimônias e também coordenador regional da campanha, Antônio Carlos Frizzo.
Apresentar o tema
O tema é escolhido com bastante antecedência para que sejam feitos debates e preparado o material que dará apoio à campanha, tanto que para 2018 o tema já foi escolhido e será sobre violência, conforme informou o padre Jaime Crowe, um ativista na luta pelos direitos humanos em Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, e que representava, na solenidade, o bispo da diocese de Campo Limpo, Luiz Antônio Guedes.
Primeiro a falar na solenidade, o secretário da campanha Antonio Evangelista explicou a importância de se ensinar o tema, que é desconhecido para a grande maioria, que não vê as consequências de uma agressão ao meio ambiente num bioma como a floresta amazônica, por exemplo, para outro bioma, como a Mata Atlântica, tão distante, mas tão dependente do que ocorre a mais de 2.000 km de distância. Ninguém cuida do que não conhece, alertou Evangelista.
Foi nessa mesma linha a abordagem de Dom Pedro Stringhini ao tema que, segundo ele, causa estranheza em muitas pessoas, porque não veem relação entre a defesa do meio ambiente e a Bíblia. No entanto, Deus nos deu uma casa comum para que cuidemos dela, e devemos respeitar o dom da criação, explicou. Dom Pedro falou ainda de como o tema se preocupa com a vida " porque começa com bioma (bio=vida e oma=massa) e termina com vida " e acrescenta que a ecologia está presente, nos 54 anos de existência da Campanha da Fraternidade, em pelo menos oito edições. Nesta versão de 2017 a preocupação com os biomas se justifica não só no cuidado com as plantas, os animais, mas também e principalmente com as pessoas, especialmente com as que vivem nesse "bioma humano", na selva de pedra que se transformou a metrópole de São Paulo, e também dos indígenas, dos caiçaras e outros povos, que vivem dentro do bioma Mata Atlântica. Dom Pedro agradeceu ao deputado Padre Afonso pela acolhida à campanha na Assembleia Legislativa, local onde ela terá possíveis desdobramentos que venham ao encontro do tema.
Preocupação da Igreja
O cardeal Odilo Scherer fez sua intervenção falando da responsabilidade de todos nós no cuidado com a natureza: "alguns entendem que a palavra bíblica dirigida por Deus ao homem "sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a" tenha sido uma autorização dada pelo Criador ao homem para que este avance sobre a natureza com sofreguidão e se aposse de suas riquezas. No entanto, essa interpretação da bênção divina originária dada ao homem não é boa. O mundo foi, de fato, entregue aos cuidados do homem, mas para que este seja um aliado de Deus no cuidado e na administração da natureza. A imagem do jardim, no qual Deus colocou o homem, expressa bem essa ideia: "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar". Portanto, a depredação da natureza não encontra seu fundamento na narração bíblica da criação.
O cardeal continuou falando sobre a preocupação do cristianismo com a temática ecológica, citando, entre os papas mais recentes, Paulo 6º, que na encíclica Octogesima Adveniens adverte: "por causa da exploração irrefletida da natureza, o homem corre o risco de destruí-la e de se tornar, ele próprio, vítima dessa degradação". Dom Odilo Scherer argumenta que já convivemos com parte dessa degradação, apenas 50 anos após a edição dessa encíclica. Passando por João Paulo 2º " que sugeriu a inclusão do direito a um ambiente seguro na Carta de Direitos Humanos, por Bento 16, que também se manifestou em diversas ocasiões em favor da causa ambiental, reiterando que a Igreja tem responsabilidade em relação à questão ambiental e deve fazer ouvir a sua voz em âmbito público, e chegando a Francisco, que propôs, na encíclica Laudato si, de 2015, "uma ecologia integral, em que as questões ambientais, as humanas e as sociais caminhem juntas". Francisco foi mais longe, questionando o impacto presente e futuro do progresso econômico, das novas tecnologias e do sistema financeiro sobre os seres humanos e o ambiente. O papa ainda denunciou a idolatria ao dinheiro e às riquezas, que acaba por sacrificar a natureza e o próprio ser humano à sua lógica, critica a cultura do desperdício e do descarte das pessoas, e fala da urgência de unir esforços na busca de soluções para a grave crise ambiental.
Presente à solenidade, o Centro de Apoio e Pastoral do Migrante fez sua intervenção falando sobre o direito dos imigrantes no mundo "nenhum direito a menos" e distribuiu para os presentes o jornal Nosotros Imigrantes, cuja edição apresenta a 10ª marcha dos imigrantes realizada em São Paulo, e faz uma homenagem à memória de Dom Paulo Evaristo Arns.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações