Frente Parlamentar promete ser porta-voz de estudantes e lutar em defesa de seus direitos

As entidades estudantis União da Juventude Socialista (UJS), União Estadual dos Estudantes (UEE) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), de diferentes orientações políticas, resolveram se alinhar em uma única frente parlamentar com o mesmo propósito: defender o estudante. "Uma mesa plural, que representa o movimento estudantil de diferentes tendências, mas com este único objetivo", reiterou Marco Vinholi (PSDB), ao anunciar o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Estudantes, na terça-feira, 11/4. Ele será coordenador e destacou a necessidade de se abrir um diálogo mais frequente entre estudantes e o governo, da mesma forma que acontece com o Parlamento paulista. "Sem demérito, mas a Educação tem sido descuidada", destacou o deputado, ao sugerir que não só professores e trabalhadores merecem atenção, mas principalmente os estudantes. Ele lembrou que há estudantes com dificuldades de acesso a programas de financiamento e assistência social do Estado.
O deputado Pedro Tobias (PSDB) também saudou o fato de representantes de movimentos estudantis de diferentes correntes políticas se unirem em torno de um mesmo objetivo. "Ideologias diferentes, mas esperamos que construam algo bom", observou. Reconheceu que o PSDB "precisa encarar mais as ruas, ocupar espaços para que a juventude possa contar com o apoio do partido".
Amplitude de diálogo
O presidente nacional da União da Juventude Socialista, Renan Alencar, enfatizou a necessidade de um diálogo amplo "porque as lideranças políticas são construídas a partir desse tipo de iniciativa". Frisou que a universalização do ensino básico é uma vitória, mas o Estado de São Paulo, que possui o maior número de estudantes secundaristas, precisa dar um novo rumo aos jovens, principalmente àqueles que enfrentam o desemprego.
André Moraes, tesoureiro da Coordenadoria Nacional da Juventude do PSDB, afirmou que a Frente representa uma ação concreta para que surjam novos líderes políticos. Luiz Oliveira, coordenador da Virada Universitária do município de São Paulo, anunciou que a Prefeitura pretende fomentar o esporte universitário, através do Bolsa Atleta. Caio Guilherme, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, asseverou que a Umes combate a aprovação automática e o fechamento de salas de aula. "Apesar das divergências políticas, queremos participar de uma Frente que promete diálogo mais amplo com o governo e avanços na direção de uma educação pública de qualidade", registrou.
Poder de indignação
Eduardo Savino, da PUC/SP observou que a missão dos professores é dar autonomia e criar desafios para que os jovens possam exercer seus papéis na sociedade. "O jovem tem uma característica importante: o poder de indignação", declarou, ao enfatizar que esta Frente Parlamentar permite ouvir o estudante, conhecer seus desejos e indignações.
Flávia Oliveira, representante da União Estadual dos Estudantes, apresentou a pauta da UEE. "Mais de cem mil estudantes estão no corredor Vergueiro; é a maior concentração de estudantes do Brasil", citou ao propor a criação de um espaço universitário nesse local. Na sequência, lembrou que programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação, permitiram o acesso universitário a pessoas negras. "Ainda precisamos de creches, pois muitas mulheres estudam à noite", informou.
Manifestaram-se também os deputados Welson Gasparini (PSDB) e Gilmar Gimenes (PP) e Renan Santos, vereador de Sorocaba pelo PCdoB.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações