Entrevista com a deputada Rita Passos

Projetos inovadores e de relevância social marcam a carreira da deputada Rita Passos (PSD). A pedagoga, que está no seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, já foi presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu e secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento, no governo de José Serra. Para ela, "a política é um Ministério que deve ser levado a sério" e "trabalhar para as pessoas que mais precisam é a minha missão".
A parlamentar conta que, antes de atuar na área política, o seu marido, Herculano Passos, era prefeito de Itu, época na qual ela trabalhou no Fundo Social de Solidariedade da cidade. Rita conta que nesta época foram realizados "trabalhos fortes e de relevância", como a campanha de vacinação contra o vírus HPV em Itu, o Centro de Convivência Dia para Idosos e o Nova Vida, que levaram as pessoas a pedir que ela entrasse na política para continuar ajudando. Pedidos que ela acabou aceitando.
Lei da Adoção
Um dos feitos reconhecidos da deputada foi a criação da Lei 14.464/11, que institui a Semana Estadual da Adoção. Rita explica que, apesar de o dia 25 de maio ser estabelecido como o Dia Nacional da Adoção, "um dia apenas não basta, as pessoas esquecem, quando se trata de uma semana, você tem a oportunidade de se programar para visitar um abrigo ou fazer um debate sobre as dificuldades ou realizar outras atividades que abrangem o tema".
Além da conscientização a respeito do assunto, a parlamentar alerta que é necessário aumentar o número de varas judiciais especializadas em adoção no Estado de São Paulo. "Poucas são dedicadas à questão", esclarece. Rita explica que a maioria das varas que têm trabalhado nessa questão trata de outros temas. "Precisamos de psicólogos e assistentes sociais que acompanhem o processo, são profissionais especializados", diz.
Preocupação com o meio ambiente
A parlamentar também atua em pautas voltadas à preservação do meio ambiente. Seu projeto sobre garrafas PET, o PL 436/2008, que propõe a obrigatoriedade de produtoras, distribuidoras e envasadoras de garrafas PET ou plásticas paulistas desenvolverem programas de reciclagem, reutilização ou reaproveitamento dos produtos. Ele foi aprovado pela Assembleia Legislativa, mas vetado pelo governo em 2013. Agora, a deputada luta para derrubar o veto.
Rita diz que, quando chove em São Paulo, "o acúmulo de garrafas PET é visível" e em sua visão, é urgente um esforço no sentido de diminuir esse impacto.
A proposta é de que os próprios fabricantes montem um programa de reciclagem e mantenham um local para a reciclagem dos materiais, "evitando danos para a cidade, para o cidadão e para o Meio Ambiente".
Educação e Escotismo
Outro tema de interesse da deputada é o do escotismo. Segundo ela, a atuação dos escoteiros pode ser de grande auxílio na formação e no caráter da sociedade, além de incentivar a ajuda ao próximo. Em virtude disso, a deputada criou a Lei 16.304/16, que estabelece o Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas Estaduais.
A lei permite a implantação da prática do escotismo na rede estadual de ensino, afim de que os alunos tenham atividades com grupos de escoteiros nos espaços físicos das escolas. Para que a lei não fique apenas no papel, a deputada trabalha para a regulamentação do escotismo nas escolas. Com isso, junto à secretaria da Educação e da União dos Escoteiros do Brasil, Rita busca parcerias para que as escolas estaduais que possuírem o Programa Escola da Família, do governo de São Paulo, possam receber os escoteiros para a realização das atividades. Essa prática inspirou outras cidades, como Agudos, Lupércio e Lucélia, a implementar programas semelhantes.
Atuação Parlamentar
A deputada é ex-presidente da Comissão de Educação e Cultura, da qual atualmente é membro. Em relação a sua atuação como presidente, ela ressalta que a comissão foi "muito atuante e sempre trouxe temas calorosos". Segundo ela, nenhum projeto ficava parado, já que as reuniões eram logo marcadas e o processo era passado adiante. A parlamentar também é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana há oito anos.
Ela lamenta o fato de haver poucas mulheres na política e afirma que é fundamental um maior engajamento por parte delas. "Infelizmente, mulheres que gostam da política acabam apoiando outros candidatos", diz. "O problema está no fato de poucas se candidatarem a cargos".
Projetos Futuros
Rita Passos destaca que gostaria que as coisas fossem mais rápidas em relação à aprovação dos projetos na Casa. Para ela, "o Legislativo é muito dependente do governo", diz. Contudo, Rita mostra-se confiante e esperançosa para que as coisas sejam melhores e mais dinâmicas.
Sobre as próximas eleições, a deputada afirma que a tendência é se candidatar novamente, mas não dá certeza. "Está sempre nas mãos de Deus, Ele é quem vai me mover."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações