Ato solene homenageia Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho


Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL), na última segunda-feira (7/8) foi realizado na Assembleia ato solene em homenagem ao Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Participaram da mesa coordenadora dos trabalhos também o vice-presidente do Crea-SP, Edson Navarro, e os membros do Grupo de Engenharia de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo (Gest) Leonídio Francisco Ribeiro, Valter Acioli Júnior, Álvaro Zocchio e Cesar Almeida, além de Armando Henrique, presidente da Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho (Fenatest), e Gilberto Kfouri, engenheiro civil na Defensoria Pública de São Paulo .
Giannazi destacou o trabalho do professor Leonídio, responsável pela apresentação do projeto por meio do qual foi criada a data. O deputado explicou que não se trata de uma comemoração, mas, sim, de reflexão, de luta, de organização de uma categoria. "Além desse projeto, há um outro que cria uma coordenadoria de segurança do trabalho, importante para prevenção de acidentes nos espaços públicos e privados."
Valter Acioli Júnior explicou que o Gest é um grupo autônomo de estudos de segurança e higiene no trabalho que há 50 anos tem atuado na prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.
O vice-presidente do Crea-SP, Edson Navarro, louvou a iniciativa do projeto de lei em tramitação, visto que trata diretamente do exercício profissional dos engenheiros de segurança do trabalho.
Armando Henrique explicou que a Fenatest congrega técnicos em segurança do trabalho, e lamentou a baixa qualidade dos cursos de pós-graduação na área. "Nós não podemos mais ter um curso comercial, que põe quantitativamente pessoas no mercado de trabalho, causando aviltamento salarial."
Ao final, diversos profissionais pronunciaram-se sobre os problemas da área. "Tanques pegam fogo, caldeiras explodem e barragens cedem praticamente todos os dias. Os profissionais de segurança no trabalho têm de ter uma formação de excelência, pois só assim terão autoridade para chamar a atenção das empresas", concluiu o engenheiro Marcelo de Pauli.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações