Defesa dos animais é pauta da comissão de Constituição e Justiça



Os deputados da comissão de Constituição e Justiça da Alesp aprovaram nesta quarta-feira (16/8) proposta que estabelece multa aos atos de crueldade cometidos contra animais em todo o Estado de São Paulo.
O Projeto de Lei 10/2016, de autoria do deputado Feliciano Filho (PSC), proíbe soltar ou abandonar animais em vias e logradouros públicos e privados. A proposta é que a responsabilidade recaia não somente sobre o proprietário do animal, mas também "caiba ao proprietário do imóvel o pagamento da multa", caso seja comprovado o abandono. A iniciativa propõe que o valor arrecadado com as multas seja direcionado para programas estaduais de controle populacional por meio de esterilização cirúrgica, identificação e registro permanente do animal.
Os deputados ainda foram favoráveis ao PL 706/2012, também de Feliciano Filho. A proposta havia sido aprovada em plenário no último mês de junho e, posteriormente, foi vetada pelo governador. Agora, a Assembleia decidirá se mantém ou derruba o veto do governo. O projeto visa a restringir a utilização de animais em atividades de ensino no Estado.
A ideia é substituir a utilização de animais vivos no ensino e formação de profissionais de saúde por métodos alternativos comprovadamente eficazes e éticos, preparando bons profissionais para o mercado de trabalho.
Saúde
A comissão manifestou-se de forma favorável à proposta que autoriza a implantação do Centro Móvel de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) nas regiões da "cracolândia".
O PL 809/2016, do deputado Gil Lancaster (DEM), pretende auxiliar no atendimento e tratamento de doenças dos moradores de rua do local.
Além da presidente da comissão, deputada Célia Leão (PSDB), estiveram presentes os deputados André Soares (DEM), Antonio Salim Curiati (PP), Carlos Cezar (PSB), Feliciano Filho, Geraldo Cruz (PT), Gilmaci Santos (PRB), Marta Costa (PSD) e Roberto Tripoli (PV).
A íntegra da reunião e a tramitação dos projetos de lei podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações