Redenção da Serra comemora 43 anos de reconstrução da cidade

Redenção da Serra é uma cidade da Região do vale do Paraíba, que estava condenada a desaparecer do mapa se não fosse a persistência e união de sua população. Isso ocorreu na década de 1970, quando a antiga sede daquele município começou a ser inundada pelas águas do reservatório de Paraibuna, construído pelo governo do Estado.
A cidade ressurgiu num local próximo e esta história é lembrada todos os anos com a realização do Reencontro dos Redencenses, ocorrido no último domingo (27/08). O evento fez parte da programação do 43º aniversário da reconstrução da cidade, que foi comemorado na última sexta-feira, dia 25/08.
O deputado padre Afonso Lobato, que é nascido na cidade, também participou do evento, no qual reencontrou amigos de longa data. "É sempre uma alegria retornar ao local onde nasci, vivi toda a minha infância e onde ainda mantenho muitos amigos. A persistência e a união desse povo servem de exemplo de cidadania", afirmou.
História
As primeiras especulações sobre a construção do Reservatório de Paraibuna surgiram ainda na década de 1960, quando pouca gente acreditava que isso fosse realmente ocorrer.
Com o passar dos anos e a evolução do projeto, o governo do Estado à época se posicionou contrário à realocação da cidade, sugerindo que a população se mudasse para as cidades vizinhas, que também tomariam posse do território do município, que iria desaparecer. A população, no entanto, se mobilizou e conseguiu construir a nova cidade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações