Setembro Amarelo aborda prevenção ao suicídio




A Assembleia Legislativa recebeu nesta terça-feira (12/9) especialistas e representantes de instituições para discutir sobre a prevenção do suicídio. O encontro faz parte da campanha "Setembro Amarelo", que ocorre no Estado desde 2014 para alertar a população sobre o tema.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o oitavo país em números de suicídio, onde cerca de 8 milhões de pessoas são portadoras de transtorno bipolar e depressão. No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. Estima-se que 90% dos casos devam-se a um transtorno mental. Entre os jovens, o suicídio é a terceira causa de morte entre 10 e 14 anos, e a segunda entre 15 e 34 anos de idade. Nesses casos de suicídio na adolescência, o envolvimento da família, da escola e da sociedade é fundamental para salvar vidas.
A psiquiatra Sonia Palma ressalta que o suicídio não tem gênero ou grupos etários. "Atualmente os jovens são o grupo de maior risco. Isso decorre da vulnerabilidade do comportamento, dos conflitos internos, do acesso ao conhecimento por meio da tecnologia e até mesmo da cultura do consumo", disse.
O deputado Coronel Telhada (PSDB) lembrou que o assunto é sempre atual e presente. "Há muito suicídio na Polícia Militar e debater sobre isso, tema tratado como tabu, é abraçar uma missão e dar o máximo possível para ela ser bem executada", declarou. Telhada ainda citou a importância de o governo apoiar as instituições que lutam pela causa.
Várias instituições marcaram presença no debate, como a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre), a Associação & Comunidade de Apoio Casa de Maria Embaixadora da Paz e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
O Palácio 9 de julho aderirá à campanha e terá a fachada iluminada de amarelo. Várias cidades do Brasil terão os principais monumentos, prédios públicos e viadutos iluminados na cor da campanha para chamar a atenção da sociedade.
Baleia Azul
Está em tramitação na Alesp um projeto de lei, de autoria do deputado Gil Lancaster (DEM), que institui um programa de combate e conscientização sobre o jogo "Baleia Azul" nas escolas públicas e privadas do Estado. O jogo surgiu na Rússia em 2015 e se espalhou no Brasil pelas redes sociais. A forma de jogar consiste em uma série de desafios enviados à vítima, sendo cometer suicídio a última ação do jogador.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações