Reunião debate trens de carga e de passageiros



A Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário reuniu-se nesta segunda-feira (18/9), na Assembleia Legislativa. O conflito envolvendo os trens de carga e de passageiros foi abordado pelos dois lados.
O diretor de Relações Institucionais da empresa MRS Logística S.A., Luiz Gustavo Bambini, falou sobre os desafios para o transporte ferroviário de carga na região metropolitana. "Há anos os passageiros vêm sendo prejudicados ao aguardar a passagem de trens de carga com quase 40 vagões pelos trilhos para, então, conseguir fazer o trajeto necessário", afirmou.
Esta exigência de compartilhamento é legal e, segundo os palestrantes, demanda uma solução completa e complexa, já que envolve planejamento e altos investimentos.
Sobre as manutenções que acabam sendo realizadas aos domingos, pela diminuição do fluxo de usuários, o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, Edson Artibani, explicou: "não dá para fazer em horários de demanda. No [dia de realização do] Enem, por exemplo, deixaremos a linha exclusivamente para passageiros até as 13h mas, na volta, terão de esperar 25 a 30 minutos para entrar no trem e voltar pra casa", declarou Artibani, da CPTM.
De acordo com Artibani, os passageiros vêm sendo prejudicados desde 2007, com o aumento da espera pelos trens de passageiros. Em 2013, houve crescimento e eram quase 8 milhões de usuários. Com a crise, os números caíram, mas há sinais de aquecimento. A saída é buscar outras alternativas. Uma delas foi a parceria com a MRS. A circulação dos trens de carga, com 70 vagões, passou a ser feita de madrugada, na região do Brás.
A MRS detém a concessão de transporte dos trens de carga em São Paulo e está no processo de repactuação dos contratos. "A repactuação pressupõe uma obrigação de investimentos por parte da concessionária que não estava prevista e a ANTT fará a regulação", informou Bambini.
A necessidade da segregação foi unanimidade entre os participantes da reunião. "Sem a segregação das linhas, não haverá solução do conflito, mas o ferroanel também ajudará; porém não há nem projeto, ainda. As segregações propostas em conjunto com a CPTM permitirão que os trens de carga entrem na cidade de São Paulo e façam descargas para a região da rua 25 de Março e a região do Brás, por exemplo", disse Bambini. Segundo ele, o Plano de Negócio da MRS investirá na região metropolitana de São Paulo e isso ajudará a eliminar os conflitos com os passageiros. "Assim, tiraremos os caminhões da Dutra e do Rodoanel " investimentos que se refletirão não só no Estado de São Paulo", citou.
O evento foi coordenado pelo deputado João Caramez (PSDB) e contou com a presença da vice-prefeita de Valinhos, Laís Aloise, do vereador de Tupã, Paulo Andrade, além de integrantes da CPTM, Metrô, MR logística, MRV Engenharia, Sobretrilhos, Urbaniza e sindicatos do setor.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações