Audiência Pública do Orçamento 2018 em Ourinhos
18/09/2017 18:57 | Larissa Leão - Foto: Marco Antonio Cardelino








A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo prosseguiu com o ciclo de audiências públicas em todo o Estado nesta segunda-feira (18/9). Desta vez, moradores e autoridades reuniram-se na Câmara Municipal de Ourinhos para discutir o Orçamento de 2018 para a região sudoeste.
A audiência, presidida pelo deputado Wellington Moura (PRB), contou com a presença dos deputados Fernando Cury (PPS) e Enio Tatto (PT), do presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, Alexandre Dauage Zoio, da secretária de Saúde de Ourinhos, Cássia Palhas, e do prefeito de Chavantes, Marcio Burguinha.
Wellington Moura destacou a importância de as pessoas participarem da audiência. "Esperamos que o orçamento leve recursos para a região e que a população e todos os interessados possam participar para expor as necessidades da cidade."
Segundo Enio Tatto, o orçamento é uma das leis mais importantes. "Neste momento, precisamos fazer justiça. Teremos dificuldades, mas precisamos somar esforços para garantir no orçamento as demandas da população."
Para Fernando Cury, o governo deveria olhar com mais atenção para os pequenos municípios. "Precisamos aproximar a Alesp dessas regiões. Entender as suas dificuldades e elaborar emendas parlamentares", disse.
"É preciso que haja igualdade entre os municípios pequenos e grandes. Pois, no interior é produzido o alimento para o centro", declarou o prefeito Márcio Burguinha.
Alexandre Zoio comemorou o fato de a audiência ser realizada em Ourinhos. "Sabemos da importância e da dimensão dessas audiências e temos nos empenhado em resgatar a cidade. Esperamos que nossos pedidos sejam atendidos."
Saúde
A falta de investimentos na Saúde foi o principal questionamento da reunião.
A secretária de Saúde Cássia Palhas ressaltou que, desde a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região, não foram destinados recursos para que as atividades fossem realizadas.
Além disso, a reivindicação pela melhoria das ambulâncias foi tema levantado pela secretária e pelo vereador Luis Carlos Nicodemus, presidente da Câmara Municipal de Candido Mota. "As ambulâncias estão sucateadas. É preciso que a cada cinco anos as frotas sejam trocadas", afirmou o parlamentar.
O coordenador da Santa Casa de Ourinhos, Alexandre Mariane, explicou que o hospital atende a 13 municípios da região. Com isso, ele reivindica que as condições dos serviços sejam melhoradas e citou os serviços de radioterapia e oncologia.
Abel Fiel, vereador de Ourinhos, destacou a falta de vagas para a realização de ressonância magnética. "São três mil pessoas na fila. Desse número, há pessoas aguardando vaga há cinco, seis anos."
Educação
O representante de Oficiais de Justiça, Enizal Vieira, lembrou a ausência de cursos no ensino superior. Segundo Alexandre Zoio, há apenas um curso na Unesp de Ourinhos, e espera que seja implantado o curso de Turismo.
Para o empresário José Saliba, há um atraso na educação. Para ele, faltam oportunidades aos jovens, que deveriam aproveitar da tecnologia que as escolas deveriam oferecer para aprimorar o aprendizado.
A reposição salarial do funcionalismo público também foi assunto debatido.
Habitação e assistência social
Pavimentação e sinalização de vias foram assuntos pautados pelo vereador de Ourinhos Cícero Aquino.
O ex-vereador da região Toninho do PT acrescentou que cerca de 70% do asfalto está deteriorado. O ex-vereador ainda falou da duplicação das rodovias Raposo Tavares e Melo Peixoto, que não foram planejadas de acordo com a necessidade da região.
Cleberton Carlos Gabriel falou da necessidade da passarela na rodovia Melo Peixoto. Ele destacou que todo mês há acidentes.
Alexandre Zoio explicou que o serviço de Atendimento a Emergências foi transferido para a região de Bauru. Para ele, a falta de comunicação contribui para a falta de segurança pública na região.
Além disso, o aumento de policiais efetivos foi tema destacado por Cícero Aquino, que disse faltar policiais civis e militares.
Inclusão social
A necessidade de aprimorar a inclusão social para crianças com deficiência foi tema discutido na audiência.
Para a cidadã Cristiane Aparecida Rodrigues, é preciso aumentar o repasse para as Apaes. "Há muitas crianças com deficiência, porém, não há vagas", destacou.
O secretário de Esportes de Ourinhos, Danilo Ferreira, reivindicou financiamento para projetos esportivos destinados à formação das crianças com deficiência. "O esporte pode transformar a vida das crianças", declarou.
Outras prioridades
Marcos Donizette, vereador de Bernadino de Campos, destacou que os aterros sanitários estão saturados.
O secretário de Esportes de Ourinhos, Danilo Ferreira, ressaltou a necessidade da construção de um novo ginásio.
O secretário de Assistência Social de Ourinhos, Felipe Ramos, falou do Centro do Idoso. Segundo ele, a implantação do centro foi iniciada, mas interrompida. Ele reivindicou que os trabalhos sejam retomados.
Em votação, as prioridades indicadas pela população para a região foram saúde (17,5%), educação (17%) e habitação e assistência social (8%).
No encerramento, Enio Tatto afirmou que, segundo dados levantados pela sua assessoria, das 52 prefeituras na região, 30 não receberam investimentos.
Wellington Moura disse que já há uma emenda para a malha ferroviária da região, e agora espera que o valor seja aprovado para trazer qualidade a essa estrutura em Ourinhos.
Também na segunda-feira, programou-se uma Audiência Pública do Orçamento na Câmara Municipal de Presidente Prudente. Outras 8 ainda serão realizadas no Estado, sendo a próxima na terça-feira (19/9), às 10h, na Câmara Municipal de Dracena.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações