Procurador-geral esclarece informações à Comissão de Educação e Cultura


A retomada sem ordem judicial da posse de escolas que foram ocupadas por alunos foi discutida na Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19/9). As ocupações ocorreram em todo o Estado no fim de 2015, quando o governo apresentou uma reestruturação escolar para 2016.
A orientação de reintegração de posse foi feita pela PGE, sem efeito de ordem judicial. O procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos, compareceu à Comissão para prestar informações e esclarecer o assunto.
De acordo com ele, existem três categorias de bens públicos e todas possuem liberdade, mas sofrem limites de regras condicionais. "No caso das escolas, quem mais se prejudica são os alunos carentes, cuja formação é vital", disse.
A presidente da Comissão, deputada Beth Sahão (PT), acredita que estamos vivendo um excesso de judicialização em diversos setores. "Esse é um momento importante para refletir que escola está sendo oferecida", disse.
Ramos apontou que as intervenções judiciais, no caso das ocupações, marcavam a data e a hora para as desocupações, originando confrontos. "O meio judicial não funcionou nesses casos. Chegar de surpresa passou a ser uma alternativa para evitar danos físicos e estruturais", disse. "A manifestação é um direito, mas muitos confundem-se achando que democracia é ocupar o espaço público sem regras", continuou.
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) lembrou da força dessas manifestações. "O movimento foi tão vitorioso que o governo retirou o projeto", disse.
Segundo o deputado Marcos Vinholi (PSDB), "as manifestações são um direito desde que não interfiram no [direito] dos outros. Há estudantes que só querem sabotar o trânsito", exemplificou.
Para a deputada Leci Brandão (PCdoB), o diálogo deve ser assíduo. "Quando houve a ocupação aqui na Alesp, tudo foi resolvido por meio de cidadania e conversa. A juventude é dinâmica, impulsiva e progressista", afirmou.
O procurador-geral apontou que para ter diálogo na democracia é preciso haver pessoas aptas a ouvir os dois lados. "A lei protege todos os grupos, principalmente as minorias e a oposição", declarou.
Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados Adilson Rossi (PSB), Davi Zaia (PPS), Luiz Turco (PT), Pedro Tobias (PSDB) e Rita Passos (PSD).
Reorganização escolar
Anunciada em setembro de 2015, a reestruturação do governo dividia as escolas em ciclos: ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio, separando alunos de diferentes unidades e prevendo o fechamento de mais de 90 escolas. Após o anúncio da medida, o movimento "Ocupar e Resistir", como ficou conhecido, ganhou força e foi marcado por ocupações de alunos em escolas públicas por todo o Estado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações