Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura realiza primeira reunião



A primeira reunião da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura Paulista aconteceu nesta terça-feira (26/9). No encontro foi discutido o aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes ao setor de produção de uvas e seus derivados para o Estado de São Paulo, que tem 65 cidades produtoras.
O secretário estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, acredita que o setor pode trazer benefícios para a arrecadação do Estado. "A viticultura e a vitivinicultura são estrategicamente importantes. Há muito a avançar nestes setores Do ponto de vista tecnológico e de novas adaptações de cultivo adequado a São Paulo", declarou.
O deputado Vitor Sapienza (PPS) defendeu o crescimento do setor. "Muita coisa pode ser feita em matéria de incentivo fiscal."
A coordenadora adjunta da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e palestrante do evento Adriana Verdi abordou problemas na legislação que regula os pequenos produtores. "A grande preocupação do nosso Simples Nacional foi a resolução publicada recentemente no Diário Oficial. É uma grande oportunidade que São Paulo está perdendo. Os produtores de vinho são obrigados a instalar contadores de produção, que possibilitem ainda a identificação do tipo do produto, embalagem e marca comercial. Para a pequena produção essa exigência é inviável, pelo custo dos equipamentos necessários para viabilizar o método."
Claudio Góes, prefeito de São Roque e produtor de vinho, criticou a tributação exagerada. "A briga pela baixa do tributo não é de hoje. A cerveja e a cachaça são taxadas em 18%. Por ser tratado como supérfluo, o vinho é taxado em 25%, fora o Imposto Sobre Produto Industrializado. Precisamos incentivar a comunidade vinícola."
Para Didu Russo, colunista de vinho, a legislação atual prejudica os pequenos produtores e beneficia as grandes empresas, que produzem em escala industrial e utilizam muitos produtos químicos na produção do vinho. "Se os pequenos produtores fizerem um vinho orgânico, eles são obrigados a comprovar que aquele vinho é realmente orgânico. Já as grandes marcas de outros vinhos com produtos químicos não são obrigadas a informar nada", explica.
A reunião foi presidida pelo deputado Roberto Morais (PPS).
Curso técnico de vinho
O professor Fábio Laner Lenk lembra que há quatro anos foi criado o curso superior de tecnologia em viticultura e enologia no campus de São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A intenção era dar o primeiro passo para o processo de desenvolvimento na área de ciências agrárias voltada para o cultivo da uva no Estado.
O curso tem a duração de três anos e permite ao tecnólogo de viticultura e enologia trabalhar em vários setores, desde o cultivo da uva, passando pela produção, até a conservação ambiental. O curso já alcançou a nota quatro no Ministério da Educação e Cultura (MEC), mesmo conceito obtido por outros centros tradicionais de Petrolina/PE e Bento Gonçalves/RS.
"Temos também os cursos técnicos de nível médio. Pensamos na educação verticalizada, ou seja, o aluno que fez o curso de técnico em alimentos será nosso aluno de enologia. É um trabalho realizado desde cedo. A escola está localizada dentro do roteiro do vinho, em São Roque, o que para nós é muito legal, porque fazemos parte do circuito", completa.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações