CPI escuta representantes do Detran




A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para investigar as fraudes do Departamento de Trânsito (Detran) no Estado de São Paulo ouviu, nesta quarta-feira (27/9), o ex-diretor presidente Daniel Annenberg e a vice-presidente Neiva Doretto sobre as irregularidades na instituição.
A reunião teve como presidente o deputado Caio França (PSB). "Esta CPI é mais um passo para evitar as fraudes no trânsito", disse o parlamentar.
O relator, deputado Marcos Vinholi (PSDB), afirmou que o trânsito em São Paulo tem um histórico ruim de irregularidades e disse que o Estado decidiu enfrentar o problema. "Nós presenciamos a modernização do Detran e reconhecemos que houve avanços, mas ainda há muito o que melhorar. A CPI serve para pensar a legislação, a fim de corrigir as fraudes e encontrar como combatê-las", explica.
Durante a reunião, Daniel e Neiva apresentaram os dados gerais e as medidas de fiscalização recentemente implantadas no Detran. A partir dos novos procedimentos, foram contabilizados 244 processos em andamento, 263 arquivados e 377 enviados à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Houve suspensão de 18, demissão de quatro, repreensão de cinco e absolvição de 19 funcionários.
Por meio do sistema denominado BI (Business Intelligence), foram detectadas fraudes a partir da observação de picos de emissão de habilitações em áreas específicas do Estado " como Jundiaí, São Vicente, Laranjal Paulista, Hortolândia, Valinhos, São Caetano e Sumaré. A irregularidade dava-se pela utilização de um código restrito às habilitações militares (Exército e Aeronáutica), que dispensa a realização de exames. O resultado foram o bloqueio de cinco mil CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) irregulares, o afastamento de 12 e a implantação de novas formas de controle no sistema. Os representantes do Detran disseram orgulhar-se dos resultados de sua gestão, sabendo que ainda há muito a melhorar.
O deputado Edmir Chedid (DEM) afirmou que a função da CPI não é acusar e sim melhorar os sistemas públicos: "é um trabalho sem fim, contínuo. As pessoas tentam burlar e nós temos de buscar acabar com essas fraudes".
Milton Vieira, deputado pelo PRB, defendeu que as autoescolas irregulares e o usuário fraudador devem sofrer punições mais rígidas.
Requerimentos
Além de ouvir os representantes do Detran, a comissão aprovou 4 requerimentos. Dentre eles, um que solicita o deslocamento dos membros da CPI até Campinas para ouvir Thais Regina dos Santos, responsável pela Auto Escola Liderança, suspeita de cometer fraudes.
O requerimento prevê ainda que, caso a testemunha não compareça ao local marcado para a oitiva, fica autorizada a condução coercitiva por unidades policiais da região. Thaís não comparecer a quatro convocações anteriormente feitas pela CPI do Detran.
Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados André do Prado e Ricardo Madalena (ambos do PR), Chico Sardelli (PV), Davi Zaia (PPS), Feliciano Filho (PSC), José Zico Prado (PT), Roberto Massafera (PSDB) e Wellington Moura (PRB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações