Alesp concede Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Divaldo Pereira Franco




Um dos maiores médiuns e oradores espíritas do país, o baiano Divaldo Pereira Franco, de 90 anos, foi homenageado na Assembleia Legislativa com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo. A cerimônia, realizada na noite de segunda-feira (2/10), reuniu, no plenário Juscelino Kubitschek, representantes de federações e entidades espíritas do Estado, além de familiares do religioso. Divaldo dedica a sua vida ao espiritismo há cerca de 70 anos, sobretudo cuidando das crianças abandonadas das periferias de Salvador.
"Sugiro que o povo se ame, em qualquer circunstância, pois o amor é a única solução. Se nós revidamos, se nos armamos, geramos mais violência. Devemos substituir o verbo armar, tirando-lhe a letra r, para poder amar. Na hora em que nós nos amarmos, suavemente, o mundo será melhor e nós seremos melhores. Eu agradeço e aceito a homenagem, mas transfiro-a ao espiritismo. Eu não tenho feito nada mais do que o dever do espírita, que é servir", discursou Divaldo.
"Essa é uma homenagem que se concede a poucas pessoas, e é feita por todos os deputados desta Casa de Leis a um dos principais representantes da doutrina espírita, Divaldo Franco, um menino que, aos 90 anos de idade, viaja sozinho e continua iluminando e cuidando de milhares de pessoas de todo o mundo", disse o deputado Ramalho da Construção (PSDB), autor da homenagem.
Entre os presentes, a presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo (Feesp), Zulmira da Conceição Chaves Hassesian, a presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (Use), Rosana Amado Gaspar, e a vereadora de São Paulo Adriana Ramalho.
Divaldo Pereira Franco
O orador já realizou mais de treze mil conferências, em mais de duas mil cidades em todo o Brasil e em 65 países dos cinco continentes, tendo concedido 1,5 mil entrevistas para rádios e TVs, no Brasil e exterior. Recebeu mais de 600 homenagens de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais.
Como médium, publicou 255 livros, com mais de oito milhões de exemplares, em que se apresentam 211 autores espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais, com versões traduzidas para idiomas de todo o mundo.
Educador, fundou em 1952, na capital baiana, com Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, instituição que acolheu e educou crianças sob o regime de lares substitutos. Em vinte Casas-Lares, educou mais de seiscentos filhos, hoje emancipados, a maioria com família constituída. Na década de sessenta, iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e ambulatórios de atendimento médico.
Atualmente, a Mansão do Caminho, localizada na periferia de Salvador, é um complexo educacional com 83 mil m2 e 52 edificações, que atende, por ano, a cerca de 3,5 mil crianças e jovens de famílias de baixa renda. Mais de 35 mil crianças já passaram pelos vários cursos e oficinas da entidade, mantida basicamente com a venda dos livros mediúnicos e dos dvds gravados nas palestras, seminários, entrevistas e mensagens escritas por Divaldo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações