Em sua atuação política, atriz Ruth Escobar destacou-se na luta pelas mulheres


Nem todos sabem, mas além de atriz e produtora cultural Ruth Escobar também foi deputada estadual. Os dois mandatos na Assembleia Legislativa de São Paulo vieram depois da consolidação na carreira artística, primeiro em 1983 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e depois em 1987 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ela participou da elaboração da Constituinte atuando como membro efetivo na Comissão de Sistematização.
Ruth Escobar destacou-se na defesa dos direitos das mulheres, bandeira que defendeu desde antes de sua atuação política. Ela foi uma das fundadoras da Frente de Mulheres Feministas do Estado de São Paulo, em 1978. Em 1982, coordenou o primeiro Festival Nacional de Mulheres nas Artes. O evento reuniu mais de 10 mil participantes e 600 espetáculos e palestras.
Ruth recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco, no Brasil, e o Grau de Oficial da Ordem e do Mérito da Ordem do Dom Infante Henrique, em Portugal. Na França, recebeu ainda a Ordem das Artes e das Letras e a Ordem Nacional da Legião da Honra. Os títulos são homenagens por suas contribuições políticas e às artes cênicas.
Igualdade de gêneros
Ruth Escobar foi eleita, por indicação do Ministério das Relações Exteriores, para um mandato de quatro anos no Comitê pela Emancipação e pela Eliminação da Discriminação Contra a Mulher (Cedaw " sigla em inglês). Atuou também como presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e realizou o Seminário Internacional de Legislação Cultural.
Além disso, participou da fundação do PMDB Mulher, grupo responsável pela criação dos primeiros conselhos pelo direito das mulheres no Estado de São Paulo. Foi uma das idealizadoras e a primeira presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), movimento que buscou igualdade dos gêneros.
História
Maria Ruth dos Santos Escobar morreu no último dia 5 no Hospital Nove de Julho, depois de um mês internada. Ela havia sido diagnosticada com Alzheimer em 2000. Nascida em 1936, na cidade do Porto, Portugal, veio para o Brasil junto à mãe aos 15 anos de idade. Aqui construiu uma carreira de atriz e tornou-se uma das maiores produtoras de cultura do país.
Após chegar ao Brasil, em 1951, com sua mãe, Marília do Carmo, Ruth Escobar casou-se com o filósofo e dramaturgo Carlos Henrique Escobar e o casal foi para a França, onde Ruth estudou interpretação. Quando voltou ao Brasil, montou, junto com o diretor Alberto D"Aversa, a companhia Novo Teatro, em que protagonizou algumas peças.
Em 1964, fundou o chamado Teatro Popular Nacional, que transformava ônibus em palcos, a fim de levar o teatro às periferias de São Paulo. No mesmo ano, Ruth inaugurou o próprio teatro, que recebeu seu nome e está situado no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
A atriz fez contribuições também ao Centro Latino-Americano de Criatividade, ao Festival Internacional de Teatro e à Feira Brasileira de Opinião. Nos anos de 1970, Ruth Escobar usou o teatro como manifestação política contra a ditadura militar.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações