Araçatuba recebe última Audiência Pública do Orçamento 2018
09/10/2017 18:10 | Da redação - Foto: Marco Cardelino





Educação, saúde e assistência social foram as prioridades indicadas por moradores e representantes de entidades sociais que participaram da última Audiência Pública do Orçamento 2018, na Câmara Municipal de Araçatuba, nesta segunda-feira (9/10).
A reunião, realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi conduzida pelo parlamentar Enio Tatto (PT) e teve a mesa composta pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a vice-prefeita, Edna Flor e o presidente da Câmara, vereador Rivael Papinha.
Enio Tatto lembrou que a reunião foi "a última das 25 audiências". Ele destacou que objetivo do evento é "tentar corrigir as distorções do orçamento", baseando-se nas demandas da população e entidades organizadas.
O prefeito de Araçatuba classificou a audiência como um momento de "demonstrar o que precisamos na nossa cidade, na região". Borges ressaltou que o governo de São Paulo tem feito seu trabalho, mas que "ainda precisamos de investimento na saúde".
A preocupação com a saúde pública também foi uma das reivindicações do vereador Rivael Papinha.
A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor falou da importância da presença da população na discussão do orçamento. Ela também solicitou a ampliação da coleta seletiva na cidade.
Saúde
Edna cobrou mais verba para o Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (Caoe) de Araçatuba. Segundo ela, a capacidade de interlocução dos deputados pode ajudar na "sobrevivência do centrinho, em especial, para ajudar pessoas com deficiência", aponta.
Miguel Angelo, conselheiro da Afpesp, solicitou o pagamento de 2% do orçamento estadual como contrapartida do governo ao financiamento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Ele também sugeriu a transformação do hospital em autarquia especial.
A secretária da Assistência Social de Araçatuba, Maria Cristina Domingues, pediu mais investimento na pasta. Segundo ela, o orçamento não supre as atividades da secretaria. Cristina também solicitou maior investimento em projetos para terceira idade na região.
Meio Ambiente
O vereador Marcio Saito falou sobre a adesão tardia de Araçatuba ao Programa Município VerdeAzul do governo estadual. O objetivo da proposta é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda nos municípios.
Saito frisou que algumas áreas da região correm riscos de degradação e que será necessário "auxílio para recuperação ambiental".
Outras prioridades
Marcio Saito também solicitou que seja concluída a instalação de um centro tecnológico na região. Segundo ele, o serviço deverá incrementar a economia e trazer mão de obra mais qualificada.
Outra demanda apresentada por Saito foi o investimento em novos distritos industriais.
Tatto também falou sobre a moradia popular no Estado. Segundo ele, é preciso retomar os investimentos na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). "Nos últimos cinco anos deixaram de ser aplicados em torno de seis milhões no programa", disse.
As prioridades indicadas pela população para a região de Araçatuba foram educação (25% dos votos), saúde (18,5% dos votos) e assistência social (11%).
Orçamento 2018
No total, foram realizadas 25 reuniões públicas regionais para discutir a proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. As audiências são importantes para que a comunidade local eleja suas prioridades e debata o desenvolvimento regional.
Após a realização de todas as Audiências Públicas, a CFOP realizará um compilado das principais reivindicações apresentadas. Depois disso, a Proposta Orçamentária, juntamente com as emendas, será analisada por um deputado relator, designado pelo presidente da comissão, que apresentará o seu parecer, com as emendas acolhidas. Este parecer será discutido e votado pela CFOP.
Após a aprovação do parecer na comissão, o projeto será discutido e votado em Plenário e, para ser aprovado, precisa do voto favorável da maioria absoluta dos deputados estaduais. A decisão do Plenário determinará o que será incorporado - ou não - à Lei Orçamentária.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações