Diagnóstico precoce é melhor remédio contra câncer de mama

Encerrando a campanha "Outubro Rosa" da prefeitura de Lins, o experiente médico mastologista e deputado Pedro Tobias proferiu palestra no último domingo (29/10), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do tradicional bairro do Junqueira.
Durante cerca de 40 minutos, Pedro Tobias falou sobre os principais sintomas que as mulheres acima de 40 anos devem ficar atentas e a importância do diagnóstico precoce para combater o câncer de mama. "Câncer de mama não tem prevenção. Mas são muito importantes o diagnóstico e o tratamento precoces dessa grave doença que, em média, atinge 10 em cada grupo de cem mulheres. Vocês devem ficar atentas quanto ao aparecimento de caroço na mama, retração do mamilo, secreção unilateral de água limpa ou dor localizada e permanente. Esses são os principais fatores que devem ser pesquisados rapidamente", ressaltou o médico mastologista para cerca de 150 pessoas.
Médico há quase 40 anos e mastologista-cirurgião consagrado, Pedro Tobias também comentou sobre a importância do diagnóstico precoce, citando os exames de imagens de mamografia e ultrassonografia como essenciais para ajudar na definição de casos da doença. "Se ainda persistirem dúvidas, o médico deverá solicitar uma punção biópsia da paciente para saber se o tumor é benigno ou maligno", afirmou. "A atenção, o carinho e o amor da família e dos profissionais envolvidos no dia a dia dos pacientes são essenciais para combater a eventual depressão deles", declarou sob aplausos de dezenas de agentes comunitários de saúde de Lins.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações