Leite sem lactose poderá ser fornecido na rede pública de saúde




A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp aprovou na última terça-feira (7/11) parecer favorável ao projeto de lei que prevê distribuição gratuita de leite sem lactose, com proteína hidrolisada ou livre de aminoácidos para a rede pública de saúde.
O autor da proposta (PL 67/2016), deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), explica a necessidade. "Fiz o projeto a fim de atender aos casos específicos de crianças em fase de lactação que possuem intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite e que sequer podem ser amamentadas." Segundo o deputado, a necessidade será constatada por um profissional do SUS, conforme regulamentação do Ministério da Saúde.
Novas expressões na CNH
Os deputados também manifestaram-se favoravelmente ao projeto que trata da inclusão das expressões "portador de epilepsia" ou "alérgico" na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com a autora do PL 842/2016, deputada Célia Leão (PSDB), a medida auxiliará no socorro e na identificação da vítima, em caso de acidente automobilístico. "Quando uma pessoa sofre um mal súbito ou se envolve em um acidente ficando inconsciente, a carteira de identidade e a carteira nacional de habilitação são os primeiros documentos procurados e utilizados. Dessa forma, os profissionais de saúde responsáveis pelo seu atendimento já estarão cientes do melhor método a ser aplicado."
Orçamento
Após discussão sobre o primeiro item da pauta, que trata do balanço geral do Estado referente ao exercício de 2016, os parlamentares acordaram retirá-lo da votação. Segundo o presidente da comissão, deputado Roberto Engler (PSDB), o parecer deverá ser votado nas próximas semanas.
O relator da matéria, deputado Orlando Bolçone (PSB), analisou o processo e é favorável às contas do governador, com recomendações.
O deputado Teonílio Barba (PT) pediu esclarecimentos ao Tribunal de Contas. "As contas estão obscuras. Decidimos impedir a votação deste item até obtermos mais detalhes."
Estiveram presentes os deputados Cezinha de Madureira e Edmir Chedid (ambos do DEM), Davi Zaia (PPS), Ed Thomas (PSB), Enio Tatto e Teonilio Barba (ambos do PT), Orlando Bolçone (PSB), Marco Vinholi, Roberto Engler e Vaz de Lima (PSDB), Roberto Tripoli (PV) e Wellington Moura (PRB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações