Aluno diabético poderá receber alimentação especial nas escolas
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo discute proposta para assegurar um cardápio diferenciado aos estudantes com diabetes. O Projeto de Lei 965/2016 prevê que as escolas públicas estaduais garantam um cardápio adequado aos alunos nesta condição de saúde. O diabetes tipo 1 é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças e adolescentes.
Para o deputado Fernando Cury, autor do projeto, a merenda adequada para alunos diabéticos evitará que alimentos impróprios agravem seu estado de saúde e venha a colaborar com o descontrole da sua taxa glicêmica. "A proposta é resultado de estudos realizados pela Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes. É cada vez mais comum o diagnóstico de diabetes em crianças e adolescentes. Hoje, com o aumento da obesidade no mundo todo e também no Brasil, está ocorrendo até o aumento da resistência à insulina", afirmou.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 170 milhões de pessoas sofrem da doença atualmente. Em 2025, este número deverá atingir 300 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm diabetes e metade delas desconhece sua condição.
"Fernando Cury tem um grande trabalho e está sempre preocupado com a questão da diabetes. É muito importante que a doença seja tratada desde cedo e a educação alimentar é fundamental neste processo. É um projeto importante aprovado pela comissão e agora ele continua a sua tramitação", explicou o deputado Davi Zaia.
O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e agora seguirá para a apreciação pelo Plenário da Alesp.
Cury explicou que a cada início de ano letivo, a direção da escola deverá comunicar à respectiva secretaria de Educação a presença de alunos com diabetes matriculados. A partir daí, o fornecimento da alimentação adequada será providenciado.
A prevenção do diabetes está associada à profilaxia da obesidade e à diminuição de consumo de carboidratos, principalmente o açúcar.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado propõe programa que conecta jovens e idosos para inclusão digital no Estado de São Paulo
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações