Auditor de pesquisa do Icesp presta esclarecimentos na CPI da Fosfoetanolamina











A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como a "pílula anticâncer", ouviu na última quarta-feira (22/11) o auditor que participou da pesquisa do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), Durvanei Augusto Maria, cientista do laboratório de bioquímica e biofísica do Instituto Butantan.
Durante a reunião, Durvanei disse que "a fosfoetanolamina é um composto importante que melhora a resposta imunitária, diminui os efeitos colaterais e pode impedir o crescimento tumoral, que resultaria em formação de metástases". Ele afirmou ainda que a não realização dos testes de farmacocinética " fundamentais para verificar o metabolismo da molécula no organismo " compromete os resultados obtidos durante a pesquisa, que previa o recrutamento de 210 pacientes, com 10 tipos de câncer, mas foi suspensa em março deste ano, alegando falta de recursos financeiros.
Dentre os questionamentos acerca da validade do estudo, o auditor citou: "o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou um estudo em ratos, o qual mostrou que a droga era rapidamente metabolizada e que, depois de 12 horas, ocorre um retorno da molécula à circulação sanguínea". Segundo ele, a explicação elaborada pelo grupo do Icesp para tal fenômeno seria a ocorrência de síntese endógena da molécula após o período relatado, mantendo alta sua concentração no corpo.
Ainda de acordo com Durvanei, a não participação dos auditores na definição do protocolo final da pesquisa acarretou problemas. "Nós acompanhamos apenas os prontuários dos pacientes, e em momento nenhum houve reuniões para discutir os resultados obtidos ao longo da pesquisa. Se não houve esses encontros, não haveria como ter resultados positivos", explicou. Os cientistas teriam iniciado a audição apenas na segunda fase do estudo, quando os tipos de tumores e pacientes já haviam sido determinados e não era mais possível interceder nos métodos.
O relator da CPI, deputado Ricardo Madalena (PR), declarou: "estamos cada vez mais temerários com relação ao que as pessoas convocadas vêm depondo nesta CPI". Madalena considerou que o depoimento anterior, da vice-presidente do Instituto Fosfo, a cientista Bernade Cioffi, foi coerente com o apresentado por Durvanei e avaliou que, após essa oitiva, é possível chegar a uma conclusão parcial sobre o assunto: "a pesquisa não seguiu o protocolo, o que deveria ter sido feito. Porém, esse é só começo da apuração desta CPI".
A deputada Márcia Lia (PT) ressaltou a importância desta investigação na Casa. "Pelo pouco que ouvimos, percebe-se que há alguma coisa estranha desde a elaboração da pesquisa até a emissão do resultado final. Temos de entender isso com maestria", disse.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os testes clínicos da fosfoetanolamina são essenciais para assegurar a segurança e a eficácia de um novo medicamento. "Se o Brasil quer protagonizar descobertas de processos científicos é preciso ter pessoas pesquisando, como neste caso, os possíveis medicamentos para curar o câncer ou melhorar as condições de vida dos pacientes. Por isso, é preciso investigar", disse a deputada.
A reunião foi presidida pelo deputado Roberto Massafera (PSDB). Além dos citados, estiveram presentes os deputados Cássio Navarro (PMDB), Gileno Gomes (PSL), Marcio Camargo (PSC), Rafael Silva (PDT) e Wellington Moura (PRB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações