Audiência debate casos de racismo religioso

A deputada Leci Brandão e o deputado Padre Afonso Lobato, em conjunto com entidades que combatem o racismo religioso, realizam uma audiência pública com o tema "Racismo e a garantia de livre manifestação Cultural e Religiosa: Casos de denúncia dos Povos Tradicionais de Terreiro e religiões afro-brasileira". O evento acontece no dia 07 de dezembro, às 18h30, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo. O objetivo do encontro é apresentar casos recentes de violência contra terreiros e praticantes das tradições de matriz africana a fim de encaminhar pedidos de apuração, redução de danos e encaminhamento jurídico para a devida punição dos agressores. As denúncias pelo Instituto Àwuré, Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e Coletivo Omónilé reforçam a importância de tornar públicos estes crimes para que os órgãos responsáveis tomem providências e reduzam este tipo de violência. Além disso, as entidades trarão propostas elaboradas em conjunto com o objetivo de executar políticas públicas em prol da cultura de paz e proteção da memória afro-brasileira.
De acordo com representares dos povos tradicionais, a expressão "racismo religioso" está sendo utilizada devido ao entendimento de que atribuir estes atos de violência apenas à intolerância religiosa não explica o componente racial que agrava os ataques aos povos tradicionais no Brasil. "As tradições de matriz africana sofrem não só com a intolerância religiosa, mas com o racismo estrutural que existe no nosso país. Tudo que tem a ver com o povo negro é invisibilizado, agredido, diminuído. Não é diferente com o Candomblé, a Umbanda, entre outras tradições. Tratar esta questão sem levar em conta o racismo é um erro", explica a deputada Leci. Uma mãe de santo sendo obrigada a destruir objetos de sua fé na mira de uma arma; frequentadores de terreiros sendo apedrejados; terreiros sendo invadidos e depredados; protestos contra o uso de paramentos e imagens de orixás em espaços públicos; rejeição ao ensino da história da África nas escolas; vincular o samba e a capoeira ao "demônio" não demonstram somente intolerância, mas racismo.
De acordo com informações da Secretaria dos Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Justiça, as denúncias de intolerância religiosa aumentam ano a ano e a maior parte das vítimas é praticante das tradições de matriz africana. No primeiro semestre de 2016, o disque-denúncia do órgão recebeu 196 denúncias de intolerância religiosa, mais que os 179 registrados no mesmo período em 2015. "Nós temos Legislação a favor da liberdade de crença, temos a Constituição dizendo que o Estado é laico e temos leis que tipificam crimes de racismo e discriminação contra religiões. Mas isso não basta se as autoridades brasileiras não as colocarem em prática", desabafou a deputada.
SERVIÇO
Audiência Pública "Racismo e a garantia de livre manifestação Cultural e Religiosa: Casos de denúncia dos Povos Tradicionais de Terreiro e religiões afro-brasileira"
07/12/17, quinta-feira, às 18h30
Plenário Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, andar monumental, Ibirapuera/SP
Mais informações
(11) 3886-6790, com Damaze / lecibrandao@al.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação e Imprensa
deputadalecibrandao@gmail.com
*Evento gratuito e aberto ao público. Estacionamento não é liberado
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações