Comissão é favorável à aglomeração urbana de Franca




A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa, em reunião na última terça-feira (28/11), emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar 7/2017, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB).
O projeto cria a aglomeração urbana de Franca, uma comunidade socioeconômica que abrange a área territorial das cidades de Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. A proposta cria um Conselho de Desenvolvimento que deverá, dentre outras funções, definir como serão aplicados os recursos na região, com relação a áreas como transporte, habitação, saneamento, atendimento social e educação. Também será atribuição do conselho propor critérios de compensação financeira aos municípios que suportem ônus decorrentes da execução de funções ou serviços públicos metropolitanos.
Com o estabelecimento da aglomeração e a decorrente reestruturação da administração regional, Roberto Engler espera que melhorem a cooperação entre os diferentes níveis de governo e o aproveitamento dos recursos públicos destinados aos municípios, resultando em melhoria da qualidade de vida da população.
Na reunião, os deputados também aprovaram, por meio de requerimento do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), a realização de uma audiência pública com a o prefeito de Salesópolis Vandelon Oliveira Gomes e o diretor-presidente do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGCE) Celso Donizette Talamoni, dentre outras autoridades. O objetivo será debater a divisa entre os municípios de Salesópolis e Biritiba-Mirim.
A presença do secretário de Educação José Renato Nalini era esperada na reunião para discutir o fechamento de quatro escolas na Baixada Santista. Novamente, o secretário não pôde comparecer. O presidente da comissão, deputado Paulo Correa Jr (PEN), manifestou-se sobre o assunto. "Esta é a realidade que vivemos no nosso Estado quando se fala em educação: o desrespeito com a população, o desrespeito com o professor e mais um desrespeito com a própria Alesp."
Estavam presentes, além do presidente, os deputados Carlos Neder e Luiz Turco (ambos do PT), Coronel Telhada e Hélio Nishimoto (ambos do PSDB), Davi Zaia (PPS), Edmir Chedid (DEM), Junior Aprillanti (PSB), Márcio Camargo e Marta Costa (ambos do PSD).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações