Assembleia recebe proposta para criação de Frente Parlamentar em Defesa da Educação Infantil




Gestores municipais, representantes de conselhos tutelares de diversas cidades paulistas e especialistas da área de educação reuniram-se em audiência pública nesta quinta-feira (30/11) para debater as dificuldades de acesso à educação infantil para crianças de zero a seis anos de idade. O encontro foi realizado no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa.
Para a deputada Leci Brandão (PCdoB), apesar de a responsabilidade com a educação infantil ser prioritariamente dos municípios, o Estado tem o dever de contribuir e auxiliar nesse atendimento. "Quem cuida da educação infantil tem muita responsabilidade, pois a criança deixa a barra da saia da mãe e passa para os braços da professora. O respeito ao professor está acabando, há professores apanhando dos alunos", ressaltou.
Os presentes destacaram como principal dificuldade da área o déficit de vagas das creches. "Nossos municípios não se obrigam a fornecer o atendimento a crianças de 0 a 3 anos e não há equipamentos adequados, como lactários, por exemplo", reclamou Clélia Mara dos Santos, secretária de educação de Araraquara.
Em abril deste ano, havia quase 87.300 crianças na lista de espera por vagas nos Centros de Educação Infantil (CEI) na capital paulista. "No Estado, cerca de 60% das crianças entre zero e três anos não tem vaga em creches públicas", declarou Eduardo Silva, presidente da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).
O governo paulista lançou em 2011 o Programa Creche Escola, em parceria com os municípios. Pela ação, a secretaria de Estado da Educação realiza o repasse financeiro enquanto as prefeituras apresentam o terreno e se responsabilizam pelo andamento da obra. Desde a sua implantação, foram concluídas 270 creches em todo o Estado e outras 271 estão em execução.
Na audiência, o assunto foi debatido e a proposta da criação da Frente parlamentar em Defesa da Educação Infantil foi trazida pelos gestores da educação. Entre os presentes no encontro, estavam Edinho Santana, fundador da ONG Instituto Vida, que atende a 900 crianças de zero a quatro anos de idade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações