Seminário debate o Terceiro Setor na atualidade








Na última sexta-feira (01/12), a Assembleia Legislativa sediou o 3º Seminário do Terceiro Setor, a fim de compartilhar temas de interesse das instituições que o compõe. O evento foi realizado no Auditório Teotônio Vilela.
A advogada tributarista Vanessa Ruffa, abordou a gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSC"s). Elas estão sujeitas à legislação multidisciplinar, que passa por diversas áreas como Direito Civil, Direito Tributário, entre outros.
Vanessa tratou de sistemas de controle interno e de aprimoramento para garantir segurança nas operações. Abordou também a eficiência e a transparência nas gestões corporativas e programas de "compliance" na erradicação de riscos e de corrupção.
Já o especialista em Propriedade Intelectual José Oliveira de Resene falou sobre a proteção das marcas no terceiro setor já que a área também entra nas leis de direito de autores, garantida pela Constituição Federal de 1988.
Para assegurar, portanto, as marcas das organizações dentro de atuações semelhantes, como a área da educação, por exemplo, o seu criador deve ser inventivo. "Deve-se pensar no nome antes de constituir algo, porque não pode haver conflito com o que já existe", comentou.
As organizações do terceiro setor são conhecidas pelo seu fim não-lucrativo. No entanto, o advogado Danilo Tieesel alertou sobre os fundos patrimoniais das instituições, para que elas sejam sustentáveis. "Sendo sustentável, a organização consegue gerar impacto na atuação em sua finalidade", afirmou.
Para Tieesel, são poucas as instituições que têm esses fundos para geração de renda. "As pessoas precisam saber mais sobre o assunto, regulamentar seus fundos internamente e criar estratégias para captação de recursos para as organizações terem mais segurança no futuro", disse.
Em meio a muitas mudanças na legislação trabalhista, o advogado Luís Eduardo Regules falou sobre a Lei do Voluntariado (9.608/98). De acordo com ele, a adesão das pessoas a essa atividade não remunerada protege a organização de um futuro passivo trabalhista e previdenciário.
Regules defendeu que o vínculo de emprego não deve ser confundido com o voluntariado e, portanto, as instituições do Terceiro Setor precisam ter cautela ao trabalharem com pessoas nessas atividades.
A Coordenadora Institucional da Associação Comercial de São Paulo, Marília de Castro, abordou o papel das leis tributárias, seja de incentivo ou de obstáculo às associações.
A Constituição Federal define imunidade tributária para o terceiro setor. Para a isenção total, a entidade deve se encaixar em termos educativos e sociais.
O evento também contou com a presença da advogada e especialista em Legislação e Gestão para Organizações do Terceiro Setor, Lucia Bludeni, que falou sobre a reforma trabalhista e os seus impactos no terceiro setor.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações