Segurança Pública é tema de encontro na Alesp





Membros de conselhos, sindicatos e associações de segurança, policiais e sociedade civil estiveram reunidos em audiência pública para discutir problemas envolvendo a segurança no Estado de São Paulo. A redução no roubo e furto de celulares foi o principal tema discutido no encontro realizado na última sexta-feira (1º/12), no Auditório Teotônio Vilela.
Segundo os registros de boletim de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram mapeados 81.643 roubos de aparelhos durante o dia e 126.266 durante a noite na capital paulista, entre 2016 e 2017.
A audiência foi proposta pelo deputado Fernando Capez (PSDB). "Acredito que o principal objetivo dessa audiência é o combate inteligente à receptação. Se fizermos isso, não haverá assaltantes", disse. Capez associou o problema à venda de seguros pelas operadoras de telefonia. "Com o aumento dos roubos e furtos, elas estão ganhando duas vezes mais com a venda de seguros. É preciso que o governo federal entre em contato com a Anatel para pressionar a adoção de outro tipo de bloqueio imediato", declarou.
O atual modelo de bloqueio é feito pelo Imei (Identidade Internacional de Equipamentos Móveis, na sigla em inglês), número de identidade do aparelho celular. Geralmente ele é encontrado na caixa do aparelho, mas é possível acessá-lo a qualquer momento ao digitar *#06# no teclado, pressionando o botão para fazer a ligação.
Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) da região da Bela Vista, Liberdade e República de São Paulo, Luciano de Farias, o problema é endêmico. Ele sugere como alternativa a criação de um projeto de lei federal. "Se houvesse uma proposta que permitisse a vinculação do número do Imei com o número do celular, o bloqueio seria mais ágil e efetivo. Porém, sua aplicação deve ser feita em nível nacional, pois os ladrões realizam o furto dentro do Estado de São Paulo, mas vendem o aparelho fora", explicou.
Boletins de ocorrência
A demora no atendimento para a realização dos boletins de ocorrência foi alvo de uma grande demanda durante a audiência pública. O presidente do Sindicato e Associação das Panificadoras de São Paulo, Antero Pereira, é dono de padaria e, ao longo dos 25 anos de profissão, foi vítima de assalto por 58 vezes. "A padaria é o primeiro estabelecimento a abrir e o último a fechar. Mas hoje em dia não são mais os seus donos que fazem isso, porque quando os ladrões encontram algum deles o assalto torna-se mais violento", disse. Ele afirmou não ter registrado em boletim de ocorrência nenhuma das situações.
O presidente da comissão de Estudos de Assuntos de Interesse dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, Paulo Roberto Torres, destacou a importância dos boletins para que sejam geradas estatísticas regionalizadas. "Infelizmente a demora nos atendimentos faz com que os números fiquem defasados", afirmou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado, João Batista Rebouças, essa defasagem no serviço policial dá-se pela falta de profissionais efetivos. "Atualmente o desvio de função é o que mais ocorre nas delegacia. Escrivães e investigadores são tirados das suas atividades para realizar boletins de ocorrência, sendo que não foram preparados para isso. A defasagem vem desde o concurso de 2013, quando as vagas dos concursados não foram preenchidas, sendo que houve uma queda de 14 mil funcionários desde aquele ano", declarou.
O deputado Fernando Capez disse que serão realizadas novas audiências públicas sobre a segurança pública no Estado de São Paulo e que proporá a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a venda de seguros de celulares pelas operadoras de telefonia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações