Investigadoras de pesquisa da "pílula do câncer" são ouvidas em CPI









A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas da fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como "pílula anticâncer", ouviu na última quarta-feira (13/12) as médicas oncologistas Maria Del Pilar Estevez e Milena Perez. Elas foram sub-investigadoras na pesquisa feita pelo Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp).
A pesquisa previa a participação de 210 pacientes, com 10 tipos de câncer, mas foram suspensas em março deste ano. A ex-enfermeira do Icesp Juliana Guimarães também foi ouvida pela comissão.
Em oposição aos auditores já ouvidos na CPI, Perez afirmou que o protocolo aprovado pela Anvisa foi cumprido à risca. "O objetivo da pesquisa era avaliar se a dosagem que a população vinha usando era eficaz. Não era ético continuarmos um estudo que avaliava 73 pessoas e não estava demonstrando resultados", declarou a médica.
Contrário ao depoimento, o relator da CPI deputado Ricardo Madalena (PR) disse que a pesquisa deveria ser continuada desde que os testes de farmacocinética fossem feitos e a dosagem eficaz descoberta. "Se isso não foi feito, o protocolo aprovado não foi cumprido. O que não é ético é suspender uma pesquisa em que foram investidos recursos públicos e que lidava com vidas humanas", disse.
Estevez corroborou o posicionamento de Perez em relação à interrupção da pesquisa e, questionada sobre a não realização dos testes de farmacocinética, debatida nas reuniões anteriores, a médica declarou que o Icesp não possui tecnologia para isso. "Estávamos estudando a dosagem de 1500 miligramas que já era conhecida e estava no protocolo. Tais testes estavam previstos na pesquisa só depois desse estudo", afirmou. Segundo ela, somente agora foi encontrado um laboratório com capacitação técnica de análise para a realizar a metodologia.
A ex-enfermeira do Icesp, Juliana Guimarães, trabalhou na função administrativa e teve conhecimento do protocolo, mas não participou do estudo da pesquisa. "Eu era responsável pela área operacional, acompanhava a comissão de auditores que era solicitada pelo cientista Gilberto Orivaldo Chierice. Quando alguém pedia alguma informação, esclarecia como funcionava o sistema dos prontuários", disse.
O presidente da CPI deputado Roberto Massafera (PSDB) disse que as pessoas que estão sendo ouvidas fazem com que os conhecimentos sobre a pesquisa avancem. "Ainda existem algumas divergências no entendimento das exigências propostas pela Anvisa e pela Comissão de Ética Médica com relação à aprovação do protocolo dessa pesquisa. Porém, aos poucos esclareceremos isso com mais detalhes", declarou.
Requerimentos
Outras autoridades foram convocadas para prestar esclarecimentos à CPI: os presidentes da Academia Nacional de Medicina (ANM) Jorge Alberto Costa e Silva e Luiz Davidovich, o ex-professor da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, Gilberto Chierice, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Ildeu de Castro Moreira, a gerente de Comunicação do Icesp Thais Mirotti, a enfermeira e monitora de pesquisa e coordenadora de enfermagem do núcleo de pesquisa Elaine Longo e a farmacêutica da PDT"Pharma Renata Filliettaz Simões.
Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados Ed Thomas (PSB), Gileno Gomes (PSL), Márcia Lia (PT), Márcio Camargo (PSC) e Rafael Silva (PDT).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações