Fiscalização de entidades que aplicam exames para habilitação será mais rigorosa
A Assembleia Legislativa promulgou no último dia 12/1 uma lei que aumenta o rigor da fiscalização de etapas importantes da avaliação dos candidatos a tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que entidades credenciadas, públicas ou privadas, realizem os testes necessários para conseguir a carteira de habilitação, salvo o exame de direção veicular. Com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito, garantindo que os motoristas estejam aptos física e mentalmente a dirigir, a Lei Ordinária 16.658/2018, originada em projeto de autoria do deputado João Caramez (PSDB), determina uma série de regras a serem seguidas para coordenar as atividades dessas empresas.
De acordo com a justificativa do projeto, dados apontam que o fator humano é a principal causa de acidentes, sendo responsável por 90% das ocorrências no trânsito. Por isso, os testes prévios à concessão da habilitação são importantes para a segurança de todos - motoristas, passageiros e pedestres.
A proposta é orientar e fiscalizar as instituições credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a realização dos exames. As empresas particulares deverão ser formadas por sócios médicos ou psicólogos inscritos nos respectivos conselhos regionais, com autorização do órgão de trânsito competente.
A fiscalização abrange médicos e psicólogos peritos examinadores de trânsito, responsáveis técnicos das entidades credenciadas, além das atividades desenvolvidas nas unidades de atendimento instaladas nos Postos do Poupatempo.
O Projeto de Lei 692/2010 havia sido vetado totalmente pelo governador em fevereiro, mas o Plenário da Alesp votou contra o veto no último dia 27/12. Vencido o prazo para manifestação do governador, a lei foi promulgada pelo presidente da Alesp, conforme publicado no Diário Oficial do Estado.
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp