Comissão é favorável a medidas de inclusão para deficientes
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação reuniu-se na última quarta-feira (7/2) e manifestou-se favoravelmente a 50 projetos de lei apresentados pelos parlamentares. Desse total, três atingem a população com deficiência física ou transtornos ou doenças mentais.
De autoria do deputado Campos Machado (PTB), o Projeto de Lei 988/2017 determina que os bares, restaurantes e similares adaptem os seus móveis para receber as pessoas com mobilidade reduzida. "A proposta busca aperfeiçoar a legislação no que se refere ao acesso das pessoas com deficiência em ambientes coletivos, para que lhes seja oferecida uma maior segurança, bem como a autonomia necessária", afirmou.
Com o objetivo de criar uma política estadual de educação inclusiva a alunos com deficiência e transtornos do desenvolvimento, o Projeto de Lei 871/2017, do deputado Carlos Giannazi (PSOL), foi outra medida que recebeu parecer favorável da comissão. A proposta segue agora para votação na Comissão de Educação e Cultura.
Os deputados também foram favoráveis à criação da campanha "Janeiro Branco", para realizar ações educativas relacionadas à saúde mental.
A deputada Célia Leao (PSDB) é a autora do Projeto de Lei 965/2017 e presidente da CCJR. "A ideia é fazer uma discussão e aprofundar o conhecimento sobre a questão da doença mental, que muitas vezes não é respeitada", declarou.
Estavam presentes na reunião, além da presidente, os deputados Carlos Cezar (PSB), Coronel Camilo e Marta Costa (ambos do PSD), Davi Zaia (PPS), Geraldo Cruz e Ana do Carmo (ambos do PT), Gilmaci Santos (PRB), Junior Aprillanti (PSB) e Roberto Tripoli (PV).
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp