CPI recebe secretário de Administração Penitenciária e presidente da OAB paulista










Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e a Operação Ethos ouviram, na última quarta-feira (28/2), o presidente da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) Marcos da Costa e o secretário da Administração Penitenciária do Estado Lourival Gomes.
A CPI Operação Ethos/Condepe tem como objetivo investigar o envolvimento de participantes do Condepe com o crime organizado. No ano passado, o ex-vice-presidente da instituição Luiz Carlos dos Santos foi preso e condenado a 16 anos de prisão por fazer parte do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Para Lourival Gomes, Luiz Carlos era o porta-voz dos criminosos e era quem sugeria a implantação de métodos que resultavam na denúncia de presídios por violação de direitos humanos. "Ele orientava os presos a reduzirem a alimentação nas cumbucas para dizer que não os alimentávamos, ou a espalharem lixo para reclamar da falta de higiene", comentou.
Marcos da Costa destacou o trabalho ético da instituição. "Toda denúncia que chega à Ordem é investigada dentro dos preceitos e processos legais. Caso algo seja constatado, o profissional é punido", disse. No entanto, com base no sigilo, o presidente não comentou sobre os processos éticos relacionados à punição de advogados.
Ainda segundo o presidente da OAB/SP, existem dois advogados no conselho do Condepe. A escolha de ambos, no entanto, não foi realizada por nenhuma comissão temática, e sim por indicação da presidência, baseada na relação acadêmica dos profissionais com o tema dos direitos humanos.
O deputado Vitor Sapienza (PPS) pediu que Marcos da Costa não associe o nome do ex-vice-presidente do Condepe à prática dos advogados, como a mídia fez. "Quando a imprensa noticia esse erro, a OAB entra em contato e pede a mudança. Há uma confusão da figura do advogado com o bacharel em direito", explicou o presidente.
O deputado Coronel Camilo (PSD) reforçou que o objetivo da CPI é melhorar o Condepe, sem afetar sua autonomia para escolha de dirigentes.
Operação Ethos
Deflagrada em 2015, a Operação Ethos descobriu atividades entre advogados e criminosos do PCC para a formação de uma célula jurídica a fim de prestar serviços à organização, além do pagamento de propinas a agentes públicos ou integrantes do Condepe.
O deputado e presidente da CPI Coronel Telhada (PSDB) fez um paralelo entre a imagem do Condepe e a da própria Polícia Militar. "A instituição sofre com o erro de alguns. Na PM temos 90 mil homens, e a organização não pode pagar pelos erros dos membros", afirmou.
Além dos citados, estiveram presentes na reunião os parlamentares Beth Sahão (PT), Doutor Ulysses e Roberto Tripoli (ambos do PV) e Ed Thomas (PSB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações