Departamento de Perícias Médicas não aceita atestados do Iamspe


07/03/2018 11:44 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi, José Renato Nalini e Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os atestados emitidos por médicos do Iamspe não vêm sendo aceitos pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) para renovar a readaptação dos professores da rede pública estadual. A denúncia foi levada pelo deputado Carlos Giannazi em 27/2 ao secretário de Educação, José Renato Nalini. "Existe uma contradição quando um órgão do Estado desautoriza documentos expedidos por outro órgão estatal. Nós pedimos providências urgentes em relação a isso", afirmou o deputado.

O líder do PSOL lembrou que, sem a renovação da readaptação, os docentes ficam obrigados a voltar para as salas sem condições de lecionar. É uma situação perversa não só para os profissionais debilitados, mas também para os alunos, que ficam privados de aulas de qualidade, ministradas por um profissional em plena capacidade.

O deputado deixou claro ao secretário que, na maior parte desses casos, os professores sofrem de morbidades laborais. Ou seja, ficaram adoentados em serviço, vítimas das péssimas condições de trabalho, da superlotação de salas, da jornada estafante e da violência nas escolas. "Os professores adoeceram por causa de um ambiente insalubre, fruto de décadas de negligência e omissão da Secretaria da Educação", disse.

Por fim, Giannazi informou a Nalini que já levou o caso ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina.

alesp