Alesp sedia I Congresso Nacional de Municípios













A Assembleia Legislativa realizou sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek, na segunda-feira (12/3), para a abertura do I Congresso Nacional de Municípios e o Encontro Nacional de Consórcios Públicos. Compareceram à solenidade o deputado Itamar Borges (PMDB), prefeitos e vereadores de cidades do país, empresários, especialistas da área de educação, gestores da administração pública e representantes de diversas entidades, como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP) Marcos da Costa e a presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra) Marta Lívia Suplicy.
Especialistas dos governos estadual e federal abordarão até a terça-feira (13/3) temas relacionados à gestão municipal, com o objetivo de contribuir para a criação de políticas públicas eficientes. Alguns dos painéis tratarão de programas e projetos para 2018, regularização fundiária, turismo e desenvolvimento econômico.
Segundo José Ricardo Mattar, prefeito de Igarapava e presidente da Associação de Prefeitos de São Paulo (APSP), a associação já nasceu fortalecida. "A maioria dos municípios está sofrendo com dívidas e sem condições de governar, mesmo tendo à frente da gestão um bom prefeito. Isso porque vivemos em um sistema velho, em que toda a arrecadação vai para Brasília e volta para o município a conta-gotas. Estamos sem condições sequer de implementar com efetividade os quatro programas federais existentes", declarou.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Arnaldo Jardim, esse encontro incentiva um velho e indispensável debate, que é a necessidade de o país repensar o pacto federativo. "Aqui em São Paulo temos buscado manter uma relação com os municípios. Não há dúvidas de que eles foram os que mais perderam com a crise econômica pela qual o Brasil vem passando", disse.
Carlos Eduardo Marun, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, destacou a troca de experiências entre os administradores públicos. "Aproveitem o intercâmbio oferecido nos cursos para que suas gestões sejam exitosas e que se possa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Nós, gestores públicos, não podemos cometer erros e temos de desempenhar as nossas funções da forma mais eficiente possível", afirmou.
"É um prazer recebê-los nesta Casa de Leis para a abertura do I Congresso Nacional de Municípios", declarou o presidente da Alesp deputado Cauê Macris (PSDB), que presidiu a mesa, composta, além dos citados, pelo senador Airton Sandoval (PMDB/SP) e os deputados federais Baleia Rossi (PMDB/SP) e Rodrigo Garcia (DEM/SP).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações