Defensoria oferece atendimento jurídico gratuito na Alesp











A Assembleia Legislativa inaugurou no último dia 14/3, o novo posto da Defensoria Pública do Estado, que vai oferecer atendimento jurídico gratuito ao cidadão que não tem condições financeiras de pagar um advogado. O espaço, aberto ao público, funcionará diariamente, das 13h às 17h, na sala T.71.
Dentre os serviços prestados pelo novo posto de atendimento estão a investigação de paternidade, a fixação de pensão alimentícia, os pedidos de vaga em creche, a retificação de assento de registro civil, e os direitos do consumidor (renegociação de dívidas, discussão de juros abusivos, problemas com operadoras de telefonia, bancos e planos de saúde).
O 1º secretário da Assembleia, Luiz Fernando Teixeira (PT), parabenizou os parlamentares pela conquista da unidade. "Acho que os 94 deputados conseguiram trazer esse espaço tão importante que é a defesa de todos os cidadãos, uma advocacia gratuita", diz.
Estevam Galvão (DEM), 2º secretário da Alesp, lembrou-se de outros serviços oferecidos no parlamento paulista. "É mais um apoio gratuito para a população. Inauguramos recentemente postos do Detran e da Biometria. Agora temos à disposição também a Defensoria".
O deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB) é presidente da Comissão de Direitos Humanos e pretende fazer uma interlocução com a Defensoria. "As denúncias que chegarem a nós poderão ser transmitidas à instituição e vice-versa", afirma.
Dentre todos os serviços oferecidos na Alesp, o deputado Gilmaci Santos (PRB) considera o da Defensoria Pública um dos mais importantes. "Ele garante atendimento à população carente", diz.
Para a 2ª vice-presidente da Alesp, Maria Lúcia Amary (PSDB), a localização do novo posto é estratégica. "Ela aproxima a população e fornece maior justiça social e igualdade de oportunidades", comenta.
Os defensores
Fundada em 2006 por meio da Lei Complementar Estadual nº 988 de 9 de janeiro de 2006, a Defensoria Pública é uma entidade com autonomia própria e que possui atualmente com 724 profissionais espalhados por 43 municípios em 65 unidades, segundo o site da instituição. Somente em 2017, a instituição realizou 1,8 milhão de atendimentos diretos.
O defensor público Rafael Pitanga Guedes ficará responsável pelo posto na Assembleia. Ele parabeniza a medida e enxerga a ação como um meio de defender a população que realmente necessita. "Antes as demandas vinham pelos deputados, agora o acesso será facilitado". Guedes convida ao mutirão do Dia do Consumidor a ser realizado nesta quinta-feira (15/3).
A 1ª subdefensora pública-geral do Estado, Juliana Garcia Belloque agradece o apoio dos parlamentares na inauguração da unidade. "Em seus 12 anos, a instituição está ligada umbilicalmente à Alesp, indo além da sua criação por meio do Projeto de Lei Complementar", explica. Para ela, essa é uma iniciativa para "garantir o direito de todos terem direito e alcançarmos a cidadania da população de São Paulo".
O presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), falou do papel do Legislativo na democratização dos serviços públicos. "O nosso objetivo é transformar a Assembleia na verdadeira casa do povo e ampliar a participação da população no dia a dia", comenta.
Além dos citados, estiveram presentes no evento, Itamar Borges (PMDB) João Paulo Rillo e Marcos Martins (ambos do PT), Junior Aprillanti (PSB), Marco Vinholi (PSDB), Sebastião Santos (PRB).
A Alesp conta com diversos serviços aos cidadãos nas suas instalações, como o atendimento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nos Correios, emissão de Registro Geral (RG), emissão de título de eleitor e o cadastramento da biometria por meio de um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações