Projeto busca inibir ataques a caixas eletrônicos

O deputado Celso Nascimento apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 138/2018 que obriga os bancos e demais instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, estabelecidas no Estado de São Paulo, a instalarem dispositivos que inutilizem as cédulas em caso de arrombamento ou explosão de caixas eletrônicos.
O objetivo da proposta, de acordo com o deputado, é inibir as ações de bandidos que explodem caixas eletrônicos ou agências bancárias para furtar o dinheiro colocando em risco a segurança de clientes e de moradores vizinhos das agências.
"Temos notado um aumento no número de arrombamentos e de explosões em caixas eletrônicos pelo País. E isso provoca um sentimento de medo e insegurança na população", aponta.
Dados da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços mostram que o número de roubos e furtos a caixas eletrônicos aumentou nas cidades do interior do Estado de São Paulo. De janeiro a julho de 2017, houve um crescimento de 58% dos ataques nesta região, com destaque para as cidades menores, onde normalmente o efetivo policial é reduzido.
Em razão disso, a proposta prioriza a implantação dos dispositivos nos terminais eletrônicos de cidades menores. Nos municípios com até 30 mil habitantes, as instituições financeiras teriam 12 meses para instalar os dispositivos em todos os caixas eletrônicos. Nos municípios com até 50 mil habitantes, este prazo seria de dois anos. E nos municípios com população acima de 50 mil pessoas, o prazo seria de três anos a partir da aprovação da lei.
De acordo com o projeto, a inutilização das cédulas pode ser feita de diversas maneiras. Seja por tinta especial colorida, pó químico, ácidos e solventes, pirotecnia ou qualquer outro modo ou substância desde que não coloquem em perigo os funcionários e usuários dos caixas eletrônicos.
O Projeto de Lei obriga a instalação de placa de alerta que deverá ser afixada de forma visível no caixa eletrônico, bem como na entrada da instituição bancária que possua caixas eletrônicos em seu interior, informando a existência do referido dispositivo e seu funcionamento.
"A explosão de caixas eletrônicos provoca um verdadeiro pavor nas famílias que residem próximas aos terminais ou às agências bancárias. É preciso que algo seja feito para impedir que isso continue acontecendo", afirma o deputado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações