Preservação de documentos digitais é tema de curso





A Assembleia Legislativa recebeu na última segunda-feira (26/3) uma palestra sobre a gestão dos arquivos permanentes em ambiente mais próximo do digital. Um dos assuntos debatidos foi a possível eliminação dos documentos físicos após a sua digitalização. A proposta está em tramitação no Congresso Nacional.
O processo de preservação de um documento dá-se em três fases: corrente, intermediária e permanente " nesta última, trata-se de um documento com valor histórico. Durante a digitalização, os arquivos das fases corrente e intermediária podem ser eliminados.
"A grande questão é aquilo que deve ser preservado, independentemente de estar em papel ou no digital, e como fazer a preservação dos documentos já digitalizados", explicou o diretor de serviços do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), Humberto Celeste Innarelli.
Innarelli manifesta-se contrário ao projeto de lei discutido no Congresso. "Se eu digitalizo e elimino o físico, o meu original passa a ser o digitalizado, e se a minha instituição não tem políticas e práticas arquivísticas para fazer a gestão e a preservação desses documentos, eu coloco todos esses arquivos em risco", declarou.
Ele destacou outros pontos a serem discutidos, como a tabela de temporalidade. "Nós temos documentos passíveis de eliminação e outros que devem ser preservados. Se os arquivos constam da tabela com destino final de preservação, devem ser digitalizados para acesso, mas não extintos", explicou.
Segundo o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), em ambiente doméstico, documentos como boletos de água e esgoto, gás, energia elétrica e condomínio têm um prazo de arquivamento de cinco anos da data de aprovação das contas e, após isso, devem ser eliminados. Já com os processos de criação, designação, propostas de redução de gastos com energia, relatórios e atas é diferente: a guarda desses documentos é permanente.
Tendência ocidental
Ainda de acordo com Innarelli, há dois modelos de preservação documental a serem observados, o dos Estados Unidos e o europeu. "A comunidade europeia tem uma tradição diferente, dá muito mais valor ao papel. Alguns países ocidentais, que seguem outros princípios, como os EUA, não estão interessados nesse original", disse.
A questão do custo de conservação dos documentos " sejam digitais ou físicos " também foi lembrada. "O digital também custa muito caro, tanto com relação à segurança, quanto a profissionais, servidores, equipamento e atualização. Não dá para saber se é mais custoso guardar o documento física ou digitalmente", explicou Humberto Celeste Innarelli.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações