Seminário aborda mudanças na arrecadação de verba partidária


07/05/2018 15:19 | Henrique Spatuzzi - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amilton Kufa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Filippe Soares Lizardo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Karina Kufa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kristiane Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Michel Bertoni Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amilton Kufa, Filippe Lizardo, Karina Kufa, Kristiane Lopes e Michel Bertoni Soares	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222506.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Novidades na arrecadação, Gastos e Prestação de Contas Eleitorais foram o tema do seminário do Instituto Legislativo Paulista (ILP) na segunda-feira (7/5), direcionado para pré-candidatos, membros e afiliados de partidos políticos e pessoas envolvidas em campanhas partidárias.

Uma das mudanças no fundo partidário foi com relação ao valor distribuído para candidatos. Agora, 30% dever ser destinados a campanhas femininas.

A palestrante convidada foi a advogada Karina Kufa. "São novidades importantes para preparar todo mundo que acompanha as candidaturas dos deputados aqui da Casa. Especialmente porque sem dinheiro ninguém é eleito."

Outra mudança foi o "crowdfunding", as chamadas vaquinhas eleitorais. São financiamentos feitos em conjunto por pessoas físicas, que decidem apoiar campanhas de candidatos de sua preferência. O palestrante foi o advogado Michel Bertoni Soares. "É uma forma de fazer com que as pessoas possam, por meio de pequenas doações, contribuir para as campanhas eleitorais. Assim, os partidos e candidatos dependerão cada vez menos de grandes doações", explicou.

Os limites de doação por "crowdfunding" seguem a regra regal de que toda pessoa física pode doar até 10% de seus rendimentos brutos do ano anterior à eleição.

Também apresentaram palestras o advogado Amilton Kufa e o analista judiciário Filippe Soares Lizardo.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo ILP podem ser obtidas no site: www.al.sp.gov.br/noticia/?id=391564.

alesp