Exposição que retrata a diversidade urbana é recebida na Alesp


10/05/2018 18:06 | Larissa Seretti - Foto : Raphael Montanaro

Compartilhar:

 Exposição Arte e Poesia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222520.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Exposição Arte e Poesia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Exposição Arte e Poesia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Exposição Arte e Poesia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Exposição Arte e Poesia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paolo Dobnik<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Repleta de traços inspirados no urbanismo, a exposição Arte e Poesia, dos pintores Paolo Dobnik e Alexia Lombardi, acontece no espaço V Centenário, da Alesp.

Pintor há mais de 20 anos, Paolo justificou retratar o espaço urbano por ser o estilo que ele mais se identifica. "Por morar em São Paulo, eu retrato a cidade de São Paulo. Se eu for para Brasília, vou pintar Brasília, e assim vai indo. Faço barcos, pessoas, mas eu gosto mesmo é de urbanismo", disse.

A exposição de 27 quadros tem elementos como ruas e avenidas de São Paulo e referências ao romantismo parisiense, além do Big Ben, em Londres.

O artista descreveu seu processo de criação. "Trata-se de fotografar os lugares de que gosto e projetar as imagens na parede. Depois de projetado, risco a tela. O que vejo no projetor e não me interessa, jogo fora e o que me interessa, coloco lá."

Ele contou que usa óculos escuros ao produzir seus quadros por ficar muito tempo fixado na tela, o que faz seus olhos lacrimejarem. "Se você usar tinta direto com cheiro, começa a lacrimejar muito. Então eu tenho de pintar em uma varanda aberta, e com o ventilador em cima. Fico aproximadamente 12 horas fazendo um quadro."

Dobnik, que também é arquiteto, vive no meio artístico desde pequeno. Enquanto o pai pintava, ele e os irmãos lavavam os pincéis. Depois de algum tempo, o pai começou a chamá-lo para fazer o fundo dos quadros. "Agora eu falo para os meus filhos fazerem o fundo, mas não é isso que eu quero para eles, porque viver de arte no Brasil não é fácil", disse.

A mostra tem o apoio do deputado Rogério Nogueira (DEM).

Exposição Arte e Poesia

Curadores: Paolo Dobnik e Alexia Lombardi

Período: até o dia 18/5

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Espaço Cultural V Centenário da Alesp

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610

alesp