Taubaté poderá se tornar MIT


08/05/2018 11:55 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Cidade é terra do escritor Monteiro Lobato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Taubaté poderá receber, em breve, o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A proposta será apresentada na Alesp pelo deputado Edmir Chedid (DEM) e, se aprovada, garantirá mais recursos para obras e programas na cidade.

Atualmente, o Estado de São Paulo tem 97 MITs e ainda pode, por lei, criar mais 43. Essas cidades recebem trata­mento diferenciado por parte do governo estadual, com direito a verbas específicas para investimentos em obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo.

A ideia de transformar Taubaté em MIT foi levada ao deputado pela vereadora Maria Gorete e pelo prefeito Ortiz Junior " esse representado em encontro na Alesp por seu chefe de gabinete, Edson Quirino. "Taubaté é uma cidade repleta de atrativos turísticos e faz jus a esse reconhecimento", disse o deputado.

Terra do escritor Monteiro Lobato, Taubaté abriga o Sítio do Picapau Amarelo e detém o título de Capital Nacional da Literatura Infantil. Anualmente, a cidade promove uma feira literária voltada a crianças e adolescentes, a Feira Literária Infantil de Taubaté (Flit), que em 2017 ano atraiu quase 20 mil visitantes.

A cidade também abriga o polo gastro­nômico de Quiririm (que realiza todos os anos a maior festa italiana do Estado, com cerca de 300 mil visitantes) e o museu Amácio Mazzaroppi (maior acervo do cineasta), além de roteiros rurais.

alesp