Pesquisadores acompanham votação de projeto em comissão





Manifestantes a favor da equiparação do salário de pesquisadores ao de professores universitários estiveram no plenário Tiradentes na quarta-feira (9/5), durante a deliberação da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Segundo a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APQC/SP), o pedido vem por conta da defasagem de 50% do salário dos profissionais.
De autoria do deputado Campos Machado (PTB), o Projeto de Lei Complementar 4/2018 recebeu parecer favorável na reunião. Quem comemorou a decisão foi o presidente da APQC/SP, Joaquim Adelino de Azevedo. "A aprovação do PLC corrige uma injustiça que acometeu nossa carreira nos últimos anos", disse. De acordo com Joaquim, quando a profissão foi criada, em 1975, os salários de pesquisadores e professores universitários eram iguais. No entanto, a diferença salarial despontou com a inflação e com o surgimento da autonomia das universidades. "Enquanto o salário dos professores era ajustado mensalmente, o nosso era somente a cada dois ou três meses. Atualmente, ocorre a cada quatro ou cinco anos", explicou.
A baixa remuneração ocasiona fuga dos profissionais da área da pesquisa. "Alguns pesquisadores trabalham dois ou três anos e depois saem à procura de outro emprego, com melhores salários, em outros setores do mercado", lamentou.
A presidente da comissão, deputada Célia Leão (PSDB), reforçou a importância do projeto. "Os pesquisadores científicos são o desenvolvimento de um Estado. Eles têm direito a uma equiparação salarial, até porque a lei trabalhista é clara: ninguém pode ter funções iguais e receber menos", comentou.
Cartórios poderão aceitar cartões de débito e de crédito
O Projeto de Lei 185/2018, da deputada Célia Leão, também recebeu parecer favorável da comissão. A proposta obriga os cartórios do Estado a aceitarem o cartão de débito como forma de pagamento. "Atualmente esses órgãos não são obrigados, e com essa medida passarão a ser", declarou a parlamentar.
A justificativa é de que muitos cartórios ainda só aceitam dinheiro na hora do pagamento, enquanto a sociedade vive uma realidade diferente, com cada vez menos cédulas e moedas em circulação. Dessa forma, os cartórios, sejam eles de registro civil ou de imóveis, tabelionato de notas ou de protesto, terão de se adaptar.
A CCJR é a primeira comissão pela qual os projetos dos deputados passam depois de protocolados e publicados no Diário Oficial. Ela analisa a constitucionalidade e a legalidade das proposições. Após a deliberação, as iniciativas passam pelas comissões de mérito e de finanças e, por fim, pela votação em Plenário.
Além da presidente, estiveram presentes os deputados Afonso Lobato (PV), Antonio Salim Curiati (PP), Caio França (PSB), Celso Nascimento (PSC), Edmir Chedid (DEM), Davi Zaia (PPS), Geraldo Cruz (PT), Gilmaci Santos (PRB), Marcos Zerbini (PSDB) e Marta Costa (PSD).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações