Protesto contra corte de recursos nas universidades federais


22/05/2018 12:01 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi reuniu em audiência pública alunos, professores e técnicos do Instituto Federal de São Paulo e das três universidades federais " Unifesp, UFScar e UFABC " na quarta-feira (16/5), para debater os cortes de recursos que vêm sendo realizados pelo governo Temer, especialmente aqueles destinados aos auxílios permanência para estudantes de baixa renda.

Segundo a professora da Unifesp Luciana Ferreira da Silva, esses cortes representam uma ilegalidade. "A função social das universidades federais, declarada em lei, é combater as desigualdades e promover a inclusão social no país, seja nas atividades de ensino, de pesquisa ou de extensão", explicou.

Professora da UFScar, Andrea Rabinovici destacou a importância de se lutar para que o Pnaes seja instituído por lei, e não apenas por decreto. "Os outros projetos apresentam retrocessos, uma vez que chancelam o teto de gastos da Emenda 95", disse.

Outro ponto destacado foi a decisão democrática da comunidade acadêmica da UFABC, que elegeu Dácio Roberto Matheus para o cargo de reitor. Por conta do alinhamento político do reitor eleito, o MEC vem criando empecilhos burocráticos para evitar sua nomeação. Entre os encaminhamentos, Giannazi se comprometeu a enviar ao governo federal uma moção da Assembleia Legislativa pedindo a imediata nomeação do reitor da UFABC.

alesp