"Observatório Retratado" expõe perfis de artistas na Alesp







Representando a cultura underground, a exposição "Observatório Retratado", da artista plástica Prila Maria, foi instalada no Espaço Heróis de 32 da Assembleia Legislativa. A mostra conta com 54 pinturas de diversos artistas. Underground, palavra que significa subterrâneo em português, é usado para denominar cultura diferente, que não se encaixa nos padrões da sociedade.
Priscila Nunes da Silva, mais conhecida como Prila Maria, é uma artista plástica de São Bernardo do Campo. Ela explica o surgimento da exposição. "Fiz a minha monografia quando eu estava me formando em comunicação, e durante o trabalho tive muita dificuldade para encontrar publicações bibliográficas relevantes sobre o cenário underground, o tema que eu estava escrevendo. Isso me trouxe muita frustração. Quando terminei meu trabalho, decidi que ia me dedicar a pintar o rosto dessas pessoas porque eu queria que existisse algum registro para que eles fossem lembrados um dia."
Prila explica como produz suas pinturas. "Eu uso látex, pincel, caneta posca sobre papel canson. E sempre um pote de tinta preta e outro de tinta branca, até chegar às tonalidades que quero", disse. Além disso, a artista explica que a maioria das pessoas retratadas na exposição não são conhecidas por ela. Seu objetivo era mostrar uma série de pessoas que contassem a história do Underground paulistano.
Henrique Alves, curador, explicou qual foi a concepção usada para montar a exposição. "Montei assim porque eu queria ter uma visualização em 3D. Quando se está em certo ponto da entrada, é possível ver quase todas as fotos, acredito que devam estar em movimento, porque são ideias e conhecimentos que ela absorveu e adquiriu. Acreditei que as pinturas flutuantes ficariam mais adequadas com o que foi esse momento para a vida da artista."
A paulista já participou de outras exposições, mas esta é a primeira individual. Ela já está realizando outra mostra, porém com 100 retratos sobre o ABC paulista.
Exposição: Observatório Retratado
Curador: Henrique Alves
Período: até o dia 30/5
Horário: de segundas a
sextas-feiras, das 9h às 18h
Local: Espaço Heróis de 32
Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera
Informações: (11) 3886-6610 Entrada gratuita
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações