Alesp homenageia obra de Zequinha de Abreu










Uma das principais referências da música brasileira no exterior foi homenageada no Parlamento paulista. A valsa Branca, composta e tocada pelo instrumentista Zequinha de Abreu, foi tema de um ato solene no Auditório Teotônio Vilela, na última sexta-feira (25/5).
"O Brasil não trabalha sua história. Hoje muitos jovens não sabem quem é Zequinha de Abreu. Nós temos de imortalizar esse patrimônio cultural, que hoje deixou de ser só nosso: é um patrimônio cultural mundial. Rememorar e enaltecer são o objetivo dessa solenidade", disse o deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), idealizador da homenagem.
O músico, que tocava flauta, clarinete e requinta, ficou conhecido como um dos maiores compositores de choro do início do século XX. É autor do famoso Tico-Tico no Fubá, um dos maiores sucessos da década de 1940.
Em 1910, Zequinha compôs de improviso a valsa Branca, que ajudou a torná-lo um patrimônio cultural da música brasileira. Recentemente a canção completou 100 anos de existência, e refere-se a Branca Barreto, filha do chefe da estação ferroviária de sua cidade, Santa Rita do Passa Quatro. "Meu avô era chefe da estação e gostava muito de música. Ele fez parte da orquestra de Zequinha, e essa aproximação fez com que ele compusesse essa valsa para a minha tia", declarou Luis Carlos Barreto Prada, sobrinho de Branca Barreto. "Para mim, está sendo uma satisfação receber essa homenagem em nome da minha família", disse.
Uma das netas do músico, Marise de Abreu Mangione, ressaltou a importância da obra do avô, que não conheceu. "Os relatos sobre ele são sempre de uma pessoa sensível, não podia ver nada de diferente que ia para o piano compor. Todas as pessoas que o conheceram revelam que a sua sensibilidade era unânime", contou.
Vereadores de Santa Rita do Passo Quatro estiveram presentes na solenidade. "É emocionante estar aqui. Ele é o maior nome da nossa cidade e tem de ser lembrado sempre", disse Kleber Borotto.
"Santa Rita do Passa Quatro respira Zequinha de Abreu. Nós tivemos a sorte de ele ser da nossa terra. Hoje suas músicas são referência mundial e estão sempre presentes em eventos esportivos", exemplificou o vereador Marcelo Simão.
A proposta de Luiz Fernando Teixeira é lançar um projeto de lei que inclua "Zequinha de Abreu" nas comemorações do calendário oficial do Estado de São Paulo. "Criaremos uma data para que todos os anos ele seja homenageado aqui. Temos de lutar pela nossa cultura e homenagear esse um patrimônio brasileiro", concluiu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações