Cobrança de soro contra picada de escorpião para Barra Bonita


30/05/2018 11:09 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Pessoas picadas por escorpião no município precisam se deslocar até Jaú<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg223985.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid cobrou da Secretaria de Saúde do Estado a distribuição de soro antiescorpiônico para o município de Barra Bonita. Atualmente, a população local depende dos hospitais de Jaú, a 20 quilômetros de distância, e Dois Córregos, a 30 quilômetros, para ter acesso à solução, usada como antídoto para o veneno de escorpiões.

A falta do soro causou no mês passado a morte de um menino de 6 anos. Picado por um escorpião no quintal de sua casa, Brian Gabriel Alves foi levado pelo pai ao Hospital Maternidade São José, em Barra Bonita, mas, como não havia soro no local, acabou transferido para a Santa Casa de Jaú, onde morreu três horas depois.

O problema foi relatado ao deputado Edmir Chedid pelo vereador Maicon Furtado. "A falta do soro tem causado preocupação entre os moradores, pois em apenas um ano já foram registrados 274 casos de picadas de escorpião na região", disse.

Imediatamente após tomar conhecimento do problema, o deputado Edmir Chedid entrou em contato com o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Bauru cobrando uma solução em caráter urgente. "Não podemos permitir que mais vidas sejam perdidas pela falta de um soro. Em emergências como essa, todo minuto é precioso para salvar a vida do paciente", afirmou o deputado.

O soro antiescorpiônico era disponibilizado em Barra Bonita até 2013.

alesp